A 16ª edição do Goiânia Mostra Curtas traz além das tradicionais exibições de curtas metragens, uma tarde dedicada à literatura, em que serão lançados cinco livros, e encontros do público com os realizadores para conversaram sobre a cadeia produtiva do setor. Neste ano, o festival será entre os dias 4 e 9 de outubro.
Segundo a diretora do festival, Maria Abdalla, a ideia “é enriquecer as experiências dos profissionais goianos e propiciar um intercâmbio de informações, além de valorizar quem estuda e trabalho com audiovisual no País”.
O evento para os lançamentos literários será no Teatro Goiânia, no dia 5, às 14 horas. Serão lançadas as obras: Guia de Elaboração de Projetos Audiovisuais, de Guilherme Fiuza e Júlia Nogueira; 100 Melhores Filmes Brasileiros, da Associação Brasileira de Críticos de Cinema (ABRACCINE), representada por Fabrício Cordeiro; e Cinema Brasileiro a partir da Retomada: Aspectos Econômicos e Políticos, Cinecasulofilia e Leis de Incentivo para o Audiovisual – os três últimos de Marcelo Ikeda.
O crítico de cinema, curador e editor da revista Janela, Fabrício Cordeiro mediará os encontros com realizadores. O primeiro, do dia 6, será às 17h, no café do Teatro Goiânia. Os dois seguintes, no dia 9, serão no Papillon Hotel.
Festival
A 16ª Goiânia Mostra Curtas será realizada de 4 a 9 de outubro, apresentando um panorama da produção audiovisual brasileira, contemplando diversidade de gêneros e formatos. São cinco mostras: Curta Mostra Especial, Curta Mostra Brasil, Curta Mostra Goiás, Curta Mostra Municípios e 15ª Mostrinha – dedicada ao público infantil. A programação oferece, também, palestras, seminários, laboratórios e oficinas. Toda a agenda é gratuita. Neste ano, o festival conta com patrocínio da Oi e Rodonaves Transportes; incentivo da Lei Goyazes, Fundo de Arte e Cultura de Goiás, Seduce Goiás, Governo de Goiás, Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Goiânia; e apoio da Oi Futuro, Unimed Goiânia e Sebrae Goiás.
Leia mais sobre: Entretenimento