07 de janeiro de 2025
Habitação

Programa Pra Ter Onde Morar entrega mais de 2 mil casas a custo zero em municípios goianos

Ao todo, 48 cidades goianas foram contempladas pela iniciativa; a expectativa é de mais de 10 mil unidades entregues até 2026
O Programa Pra Ter Onde Morar beneficia famílias de municípios goianos com casas a custo zero. Foto: Octacílio Queiroz
O Programa Pra Ter Onde Morar beneficia famílias de municípios goianos com casas a custo zero. Foto: Octacílio Queiroz

O Programa Pra Ter Onde Morar – Construção, do Governo de Goiás, atingiu a marca de mais de 2 mil casas a custo zero entregues no Estado. A iniciativa em parceria entre a Secretaria da Infraestrutura (Seinfra) e a Agência Goiana de Habitação (Agehab) já contemplou 48 municípios goianos.

Iniciado em 2011, o programa contempla famílias cadastradas no Goiás Social, coordenado pelo Gabinete de Políticas Sociais (GPS), do governo estadual. As moradias são construídas com recursos do Fundo de Proteção Social (Protege), do Estado de Goiás.

A maior parte dos municípios participantes do programa são de pequeno porte, atendendo ao objetivo de chegar primeiro às menores cidades. A soma das unidades entregues desde 2021 chega a 2.078, metade delas apenas este ano.

A expectativa é de que até 2026, o número de casas a custo zero entregues chegue a 10 mil. O secretário estadual da Infraestrutura, Pedro Sales, explica que a principal ideia do programa é atender a população do interior, no acesso a moradias dignas.

“Quando elaboramos o programa, o objetivo era principalmente atender uma parcela da população do interior do Estado historicamente relegada à falta de programas que naturalmente acabam atendendo apenas os grandes centros urbanos”, explicou Sales.

A execução das obras é feita em parceria entre as prefeituras de cada município e construtoras, sendo que as prefeituras entram com o terreno e infraestrutura. Recentemente, novos municípios foram incluídos no programa, alcançando crescimento de mais de 10%.

O programa expandiu de 130 para 144 cidades atendidas. Assim sendo, o alcance chegou a 58% dos 246 municípios que integram o estado, com um aumento de aproximadamente 22% na quantidade de unidades habitacionais já contratadas.


Leia mais sobre: / / / Notícias do Estado