30 de agosto de 2024
Cidades

Programa Goiás Seguro faz cair também o índice de violência em Trindade

A Secretaria de Segurança Pública do Estado apresentou, na manhã desta sexta-feira, 21, os balanços operacionais dos observatórios de segurança da regional de Trindade. Os resultados do plano “Goiás Seguro”, apresentados na Câmara de Vereadores do município, demonstraram acentuadas reduções nos indicadores de violência monitorados pelos observatórios.

O “Goiás Seguro”, programa criado pelo Governo de Goiás, é composto por ações, processos, projetos estratégias e programas sociais, através da integração das forças estaduais de segurança com a colaboração das instituições e órgãos federais e municipais e com a efetiva participação da sociedade.

Segundo os números, divulgados na apresentação dos balanços, 100% das metas do “Goiás Seguro” em todo o Estado foram concluídos. De janeiro a agosto de 2018, em comparação com o mesmo período de 2017, houve redução de todos os índices observados na Área Integrada de Segurança Pública (AISP) de Trindade. As ocorrências de homicídio caíram 10% e as de furtos em residência e em comércio, 24,01% e 29,45%, respectivamente. O destaque foi para as tentativas de homicídio que apresentaram redução de 35,09% nas ocorrências. 

Somente em Trindade, de acordo com os dados da SSP, o número de homicídios caiu de 57, em 2017, para 48, em 2018. As tentativas de homicídios reduziram em 25,71% e os furtos em residência e em comércio, 24,66% e 35,40%, respectivamente, no mesmo período. Já o número de ocorrências de furto a transeunte caiu de 204 para 177.

Em Goiás, na estatística dos 12 indicadores criminais prioritários, houve redução em 11 deles na comparação com os números obtidos de janeiro a agosto deste ano em relação ao mesmo período do ano passado. À exceção do número de estupros, que teve aumento de 5,2% no período, todos os demais indicadores apresentaram diminuição considerável no montante de ocorrências. O mais significativo foi o de roubo a comércio, com diminuição de 46,77%.

Os outros números satisfatórios são:     homicídio  – 13,41%; tentativa de homicídio -23,44%; latrocínio – 8,52%; roubo a transeunte – 34,41%; roubo de veículo – 32,42%; roubo em residência – 37,22%; furto de veículo – 9,45%; furto em comércio – 18,26%; furto em residência – 18,69% e furto a transeunte – 21,30.

Para o comandante-geral da Polícia Militar (PM), coronel Sílvio Vasconcelos, que representou o secretário de Segurança Pública, Irapuan Costa Jr., o plano de segurança “Goiás Seguro” tem o principal intuito de cuidar, proteger e oferecer o melhor à sociedade. “Por isso, hoje viemos prestar contas à sociedade civil dos resultados dos nossos trabalhos. A força de segurança se faz presente para garantir cada dia mais que as pessoas possam viver tranquilas”, disse o coronel, ao garantir que a polícia continuará trabalhando incessantemente no combate ao crime e à violência.

Prefeito de Trindade, Jânio Darrot agradeceu ao Governo de Goiás pela iniciativa que culminou em excelentes resultados, tanto para Trindade, quanto para todo o Estado. “Hoje, para nós é um momento de comemorar essas reduções tão importantes e números significativos. Peço que o coronel Sílvio leve ao nosso secretário de Segurança Pública Irapuan Costa Jr. e ao governador Zé Eliton o agradecimento do povo de Trindade pela dedicação e empenho que o Governo de Goiás tem com o município de Trindade”, falou.

Dados – Durante as apresentações realizadas na regional de Trindade, foram expostos ainda alguns números que mostram o acerto das ações de combate ao crime nos terminais de ônibus da capital. Graças à atuação do Batalhão de Terminal, o roubo em transporte coletivo caiu 52,32% em 2018 se comparado a 2017. Também houve redução de 19,32% no número de furtos a usuários.

Um dos destaques das ações integradas de segurança pública foi a expressiva diminuição no número de roubos e furtos de veículos na capital, que saiu da média de 832 por mês para, em agosto deste ano, atingir 16 ocorrências, uma redução de 80%.

Outro dado relevante apresentado foi o índice obtido pelo Pró-Carga. Há sete meses não há o registro de nenhum caso de roubo de carga de combustíveis e há um ano e dois meses não houve nenhuma ocorrência de roubo de carga de carnes e derivados.

Até o final de 2017 eram contabilizados de três a quatro roubos de cargas de cigarros por mês. Após a prisão de 15 membros de uma organização criminosa, não houve mais ocorrência desta natureza no Estado. O total de carga recuperada soma R$ 22 milhões.

No período de três anos e meio, o governo do Estado realizou concursos públicos para aumentar em 3.834 o efetivo das polícias militar, civil, técnico científica e o Corpo de Bombeiros. Só neste ano foram adquiridas 599 novas viaturas para atender a todas as forças policiais do Estado.

Número igualmente satisfatório foi conseguido com a diminuição de ocorrências na zona rural. Através do programa Pró Rural, de janeiro a agosto deste ano, caiu em 26,52% o número de roubos na zona rural.


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários