23 de dezembro de 2024
Dinheiro

Programa Desenrola Brasil se torna alvo de golpistas no Facebook e WhatsApp; entenda

Qualquer link que não seja de bancos é suspeito de golpe e deve ser ignorado
No Facebook e WhatsApp aparecem perfis que te levam a acreditar que fazem parte do programa Desenrola Brasil. (Foto: reprodução)
No Facebook e WhatsApp aparecem perfis que te levam a acreditar que fazem parte do programa Desenrola Brasil. (Foto: reprodução)

Lançado para ajudar inadimplentes a terem o nome limpo, o programa de renegociação de dívidas Desenrola Brasil já caiu nas graças dos golpistas. Criminosos já usam a medida do governo federal, por meio do Facebook e WhatsApp, levando pessoas a acreditarem que se trata de uma forma de limpar o nome. Especialistas alertam e pedem que os internautas tenham cuidado.

Um rápida pesquisa com as palavras “Desenrola Brasil” já mostra centenas resultados com links patrocinados. Parte desses endereços redireciona para sites fraudulentos e, ate mesmo, chatbot – conversa com robôs – de autoatendimento que faz perguntas e responde o usuário como se fosse resolver o problema sobre renegociação de dívidas com pagamento feitos via Pix ou cartão de crédito.

Novamente as big techs, as plataformas que gerem as redes sociais, dificultam o freio destes golpes, já elas recebem dinheiros pelo conteúdo patrocinado. Mesmo afirmando não permitir atividades fraudulentas ou quaisquer atividades que violem seus padrões de comunidade e publicidade, só denúncias acabam não sendo suficiente para acabar com os golpes.

A Agência Lupa, de checagem de informações, também informou que um link circula no WhatsApp desde segunda-feira (17), mesmo dia do lançamento da parte 2 do Desenrola Brasil, mostrando às pessoas o link de um site falso, que supostamente seria da Serasa – site original é este.

Acontece que o programa de renegociação de dívidas do governo tem os bancos como participantes e canais próprios para os correntistas interessados em quitar dívidas adquiridas entre 2019 e 2022. Além disso, é o endividado que deve procurá-los para negociar, e não o contrário. Ou seja, qualquer link que não seja da instituição financeira é suspeito de golpe e deve ser ignorado.


Leia mais sobre: / / Brasil