20 de novembro de 2024
Goiânia

Programa Coleta Seletiva é ampliado em Goiânia

O Programa Coleta Seletiva será ampliado em Goiânia com a chegada de 16 novos caminhões que irão reforçar a frota a partir desta terça-feira, 15. Os veículos vão substituir os atuais, o que aumentará a capacidade de 24 para 45 mil metros cúbicos cada, gerando um grande impulso no trabalho. A expectativa da administração municipal é triplicar a capacidade de atendimento do serviço.

A solenidade de entrega será às 8h30, no Paço Municipal, com a presença do prefeito Iris Rezende. A Companhia de Urbanização de Goiânia (Comurg) terá também sua frota reforçada com três caminhões para trituração de galhos. Além disso, quatro ambulâncias que prestam socorro aos 35 mil servidores da companhia serão substituídas por veículos novos.

A Secretaria de Infraestrutura e Serviços Públicos (Seinfra) receberá uma máquina para produção de asfalto. A Guarda Civil Metropolitana também será beneficiada com o recebimento de onze viaturas e um micro-ônibus. Ao todo, a frota da Prefeitura será reforçada com 35 novos veículos e uma máquina para asfalto.

Para o prefeito de Goiânia, é salutar que a gestão municipal possua uma frota nova e com capacidade de atender as demandas da comunidade. “A metade dos veículos da Comurg estava sucateada e, de forma rápida, recuperamos a frota e agora vamos ampliar para atender as expectativas da população”, destacou o prefeito.

Coleta Seletiva

O programa foi implantado em 2008, também na gestão do prefeito Iris Rezende, mas foi em 2009 que a coleta “porta a porta” foi implantada definitivamente, em todos os lares. O projeto evita que materiais recicláveis sejam levados para o aterro sanitário desnecessariamente, aumentando a a sua vida útil, além de beneficiar famílias em cooperativas de catadores.

No último mês de julho, a produção geral da Coleta Seletiva alcançou quase 3 mil toneladas. O serviço já é realizado em todos os bairros da Capital, conforme cronograma divulgado no portal da Prefeitura de Goiânia. Para o presidente da Comurg, Denes Pereira, os novos veículos vão reforçar a qualidade da coleta seletiva em toda cidade, “além de atender sistematicamente as orientações do prefeito Iris Rezende, que tem dado atenção especial ao programa pela sua importância na sustentabilidade do meio ambiente”.

 


Leia mais sobre: Goiânia