23 de novembro de 2024
Capacitação

Profissionais da educação em Goiás irão receber curso de Direitos Humanos

O objetivo é contribuir com a implementação da educação inclusiva, baseada na formação do estudante como cidadão integrante de uma sociedade não violenta, refletindo no rendimento e no combate à evasão escolar
(Foto: Rodrigo Estrela)
(Foto: Rodrigo Estrela)

A Secretaria de Desenvolvimento do Estado (Seds) e da Secretaria de Educação (Seduc), oferecerão curso de formação em Educação para os Direitos Humanos, Diversidade e Inclusão, destinada a professores, coordenadores, auxiliares e demais profissionais da rede estadual de ensino. A capacitação será pela Escola Virtual da Seduc, na modalidade Ensino a Distância (EAD), e terá 80 horas de carga horária, dividida em cinco módulos. 

O objetivo é contribuir com a implementação da educação inclusiva, baseada na formação do estudante como cidadão integrante de uma sociedade não violenta, refletindo no rendimento e no combate à evasão escolar. Também visa colaborar com a promoção de uma educação crítica e reflexiva, que permita aos educadores e estudantes identificarem discursos de intolerância e discriminação. 

A iniciativa pretende cooperar ainda com o protagonismo estudantil nos espaços escolares, como os grêmios e conselhos, para a promoção da valorização da diversidade, combate às diferentes formas de violências e preconceitos, e defesa da convivência ética na escola, família e comunidade.

Com a formação, a expectativa é que os profissionais sejam capazes de dominar habilidades e competências específicas relacionadas aos direitos humanos, à diversidade e à inclusão; refletir a respeito de sua prática pedagógica; propor planos e projetos de intervenção que promovam o respeito e o diálogo entre as culturas. 

Capacitação

A capacitação terá quatro módulos de 15 horas presenciais cada um, e um módulo não presencial, de 20 horas, destinado à elaboração de um projeto de intervenção pedagógica. Em cada módulo EAD será disponibilizada uma vídeoaula de 30 minutos, textos de leitura obrigatória e outros de leitura complementar, links de vídeos e/ou filmes. 

Haverá um fórum para interação e discussões dos participantes do curso sobre as temáticas das aulas, afim de debater e refletir diferentes assuntos relacionados ao conteúdo e compartilhar conhecimentos. O projeto de intervenção pedagógica, elaborado no quinto módulo, será postado em ambiente virtual. 

Devido a importância da formação, as vagas serão ilimitadas, para dar a oportunidade de participação de um maior número possível de profissionais da educação. O progresso no curso será automático, pelo ambiente virtual e não haverá a atuação de tutores. 


Leia mais sobre: Educação