Mais de 60 professores da rede pública de ensino de Goiânia participarão nos próximos oito meses do curso Educonex@o, promovido por uma parceria entre a Secretaria de Educação do município, da NET Educação e o Instituto Crescer.
O curso tem como finalidade a capacitação dos professores para a utilização de tecnologias digitais em práticas pedagógicas, como interpretação e produção de diferentes tipos de textos, incluindo apresentações de slides e matérias para blogs.
Realizado à distância, o curso tem início ainda neste mês, e terá quatro encontros presenciais de 8 horas, dois no primeiro semestre e dois no segundo semestre. A carga horária total é de 80 horas. A Secretaria de Educação ainda poderá escolher quatro temas para serem trabalhados com os professores ao longo do curso: Redes Sociais, Educação na Nuvem, StopMotio (técnica de animação fotograma a fotograma), BlockCAD (programa para a criação de modelos em 3D), entre outros.
Como parte do programa Educonex@o, a NET instalará pontos de internet banda larga e TV a cabo em cerca de 80 escolas. O serviço será doado pela empresa para as escolas e ficará a disposição dos alunos e professores.
Segundo a secretária de Educação de Goiânia, Neyde Aparecida, a grande maioria das instituições de ensino municipal tem acesso a internet, mas normalmente o sinal não é muito satisfatório, e essa parceria possibilitada uma melhora significativa.
De acordo com Neyde Aparecida, “na era da informação, não nos é permitido apenas quadro e giz”. Para a secretária, o conteúdo que as crianças têm acesso fora da sala de aula, por muitas vezes, parece chamar mais a atenção delas, do que o conteúdo apresentado na escola, então, segundo ela, o serviço é fundamental.
Já o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), declarou que a parceria entre a Secretaria e a NET é salutar. “O convênio com a NET é salutar, não só pela inclusão digital, mas pela possibilidade de educação continuada dos professores. É um somatório de esforços”, disse ele.
Paulo Garcia também ressaltou a importância do programa, que ele considerou fundamental para o desenvolvimento educacional de Goiânia.
Leia mais sobre: Cidades