Uma professora da Escola do Futuro de Goiás (EFG) será homenageada na 30ª Conferência da Organização das Nações Unidas (ONU) sobre Mudanças Climáticas (COP30), que será sediada em Belém (PA). A professora Karine Lopes, da EFG de Mineiros, será premiada na categoria Troféu Destaque Rede Mulher Florestal por seu projeto desenvolvido na startup Nature Cap, que cria cápsulas biodegradáveis para o plantio de florestas com o uso de drones.
A COP30 acontece a partir desta segunda-feira, próximo dia 10 de novembro, no Pará, com a presença de diversas lideranças internacionais. O evento deve reunir mais de 40 mil visitantes, entre autoridades, pesquisadores e representantes de diversos países, consolidando-se como o maior encontro mundial sobre o clima e a sustentabilidade.
Projeto inovador
O projeto da professora Karine é fruto de suas pesquisas de mestrado e doutorado. A proposta foi apresentada em um edital promovido pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa), voltado a soluções tecnológicas para o reflorestamento.
A pesquisadora, que ministra as disciplinas de Prática Profissional e Projeto Integrador na Escola do Futuro, falou sobre como a notícia da premiação foi recebida por ela. “O projeto foi desenvolvido em minha startup, fruto de minha pesquisa de mestrado e doutorado. Fico muito feliz por esse reconhecimento, pois é o resultado de anos de estudo e dedicação, e é exatamente esse compromisso com a inovação e a sustentabilidade que procuro transmitir aos meus alunos em sala de aula”, afirmou.
Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, José Frederico Lyra Netto, a conquista evidencia o alto nível de formação e inovação presente entre os docentes das Escolas do Futuro de Goiás, que têm se destacado pela integração entre tecnologia, educação e sustentabilidade.
“Resultados como este mostram como o Governo de Goiás tem formado profissionais capazes de transformar conhecimento científico em soluções reais para o desenvolvimento sustentável do estado e do Brasil. Parabenizamos a professora Karine, que agora leva o nome do nosso estado e nossa educação técnica para o mundo”, disse.
As Escolas do Futuro de Goiás são unidades de ensino profissionalizante ligadas à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). Desde 2021 são geridas, por meio de convênio, pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

