23 de dezembro de 2024
Economia

Produção de trigo em Goiás deve bater recorde

Produção de trigo em Goiás deve ser recorde. (Foto: Seapa)
Produção de trigo em Goiás deve ser recorde. (Foto: Seapa)

A produção de trigo em Goiás deve atingir um número recorde na safra de grãos 2020/2021. Dados da Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) aponta que deve haver 241,6 mil toneladas do cereal, um recorde para a série histórica.

O número, se confirmado, coloca Goiás como quarto maior produtor de trigo no país, atrás de Paraná, Rio Grande do Sul e São Paulo.

O incremento esperado na produção de trigo em Goiás é de 161,5% em relação à safra passada, que havia sido de 92,4 mil toneladas. Parte se deve à área plantada, que deve aumentar 211,7% (de 23,1 mil hectares para 72 mil hectares), e também ao desenvolvimento de variedades adaptadas ao Cerrado goiano.

Segundo a Conab, o plantio no estado está previsto para março, especialmente de trigo sequeiro. Além disso, o grão vive um bom momento em decorrência da demanda de moinhos por matéria-prima, da expectativa de bons preços e da adaptação ao regime de chuvas do cerrado.

Na avaliação do secretário de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, o aumento do investimento de produtores no trigo mostra o alinhamento do setor agropecuário em Goiás com o setor industrial, de maneira atenta às demandas e ao mercado. “Sempre falamos da importância do setor agropecuário como base da economia goiana e brasileira e isso se dá não só pela produção, mas também pela indústria de alimentos, que agrega valor aos nossos produtos”, analisa.

Segundo o secretário, no caso do trigo, o mercado internacional aponta restrições na oferta de outros países, que exportam o grão para o Brasil, o que abre mais oportunidades para os produtores locais.


Leia mais sobre: Destaque 2 / Economia