Um levantamento feito pela Abramed (Associação Brasileira de Medicina Diagnóstica) em parceria com laboratórios da rede privada de todo o país, registrou aumento de 25% na procura por testes de dengue. Os dados são referentes às duas primeiras semanas de 2024, em comparação com o mesmo período do ano passado. Este ano foram 26.162 exames, contra 20.746 em 2023.
De acordo com a pesquisa, a taxa de casos positivos nos testes de dengue também apresentou aumento de 24%. Levando em consideração as últimas quatro semanas, o aumento na quantidade de exames salta para 77%.Conforme a Abramed, de 16 a 22 de dezembro de 2023 foram 8.606 testes, com 18% de positivos, contra 15.246 entre os dias 7 e 13 de janeiro, com 22% de confirmados.
Ainda não há informações sobre a divisão dos dados separados por regiões do Brasil para determinar onde ocorreram mais casos de dengue e as maiores altas. Atualmente, há registros de aumentos de casos da doença em vários estados.
Os testes são capazes de fazer o diagnóstico de quatro sorotipos de dengue: 1, 2, 3 e 4, que estão em circulação no país. O exame é feito por meio da detecção do antígeno na fase mais aguda da doença, no prazo limite até o quinto dia do início dos sintomas, e dos anticorpos, detectados a partir do décimo dia de infecção viral.
Com informações da Folha de S.Paulo
Leia mais sobre: casos de dengue / dengue no Brasil / testes de dengue / Brasil