O Procon Goiás notificou, na última terça-feira (29), a concessionária Enel para que a mesma preste esclarecimentos sobre a qualidade dos serviços prestados em todo estado devido ao aumento de reclamações sobre a interrupção e o mau fornecimento de energia elétrica, principalmente durante o período de fortes chuvas. A empresa terá o prazo de 48 horas para apresentar o relatório solicitado.
“Notificamos a Enel para verificar se há defeitos ou não na prestação dos serviços”, frisou o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornelio. Em outubro deste ano, a concessionária já foi notificada pelo órgão quando anunciou a possível suspensão de serviços de manutenção no Estado. “Com o início do período chuvoso, a nossa preocupação era que a situação pudesse se agravar. E o que temíamos está acontecendo”, relatou.
De acordo com o superintendente, as queixas sobre falhas no serviço de atendimento ao cliente, falta de luz em vários bairros e, principalmente, a demora no restabelecimento da energia elétrica aumentaram após o anúncio da venda da companhia para o Grupo Equatorial.
“A Enel está só esperando a autorização da Aneel para sair do Estado e, enquanto isso, podemos perceber uma falta de interesse por parte dela em resolver os problemas”, afirmou Levy. O superintendente reiterou ainda que o Procon Goiás está atento às movimentações da empresa. “Vamos fiscalizar de forma contundente as ações da Enel no Estado até o último dia”, garantiu.
Entre os dados que deverão ser apresentados pela empresa, estão os Indicadores Coletivos de Continuidade e Coletividade para identificar quanto tempo a empresa deixou de fornecer energia; qual foi o prazo para restabelecer a ligação; valores de compensação aos clientes; além do relatório do tempo de atendimento das ocorrências emergenciais, com informações mensais, para o período de 2018 a 2022.
Em nota enviada ao Diário de Goiás, a concessionária Enel informou que companhia aumentou em 190% as equipes em campo, nas regiões afetadas pelas chuvas, e o fornecimento de energia foi restabelecido para 100% dos clientes que foram impactados pela tempestade.
A companhia ressalta que este é o resultado de um trabalho ininterrupto e em conjunto que envolveu a remoção de árvores, em parceria com a Comurg e o Corpo de Bombeiros, e reconstrução de vários trechos da rede elétrica que foram afetados, além da substituição de postes e equipamentos que foram danificados. A empresa reafirma que segue trabalhando normalmente para garantir a confiabilidade do fornecimento de energia no Estado.
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