04 de janeiro de 2025
Fiscalização

Procon Goiás intensifica ações durante período de Black Friday com o intuito de coibir fraudes

Um dos alvos da fiscalização é o cumprimento da Lei Estadual 19.607/2017, que exige que os fornecedores apresentem o histórico de preços dos últimos 12 meses de produtos promocionais.
Foto: Divulgação/Procon Goiás
Foto: Divulgação/Procon Goiás

No dia oficial da Black Friday, que ocorre nesta sexta-feira (29), equipes do Procon Goiás estarão nas ruas de Goiânia, Aparecida de Goiânia, Anápolis e Alexânia para fiscalizar lojas de rua e de shoppings, para combater práticas abusivas contra o consumidor.

Um dos alvos da fiscalização é o cumprimento da Lei Estadual 19.607/2017, que exige que os fornecedores apresentem o histórico de preços dos últimos 12 meses de produtos promocionais.

Além disso, os agentes também vão verificar o cumprimento da oferta e a clareza nas informações repassadas aos consumidores, como exposição de preço, características dos produtos e formas de pagamento. Em outra frente, o Procon Goiás continuará com o trabalho educativo, iniciado na última segunda-feira (25), com servidores entregando folder informativo, contendo as principais dicas de como aproveitar o período de promoções.

“O órgão vem investindo na prevenção e na orientação de fornecedores e consumidores. O objetivo é reduzir as reclamações e melhorar as relações de consumo em todo o estado”, afirma o superintendente do Procon Goiás, Marco Palmerston.

Pesquisa

Nesta sexta-feira, o Procon Goiás também divulga mais uma pesquisa de preços de produtos procurados durante a Black Friday. Este segundo levantamento foi feito entre 26 e 28 de novembro. Para efeitos de comparação, os pesquisadores devem voltar às lojas onde realizaram o primeiro levantamento, com cerca de 123 itens, ainda no início do mês.

Com a pesquisa em mãos, o consumidor pode saber se alguma loja está praticando falsas promoções, tradicionalmente conhecidas como “metade do dobro”. As empresas que praticarem publicidade enganosa ou descumprirem a oferta poderão ser autuadas. A pesquisa completa está disponível no site goias.gov.br/procon.

Para mais informações ou registro de denúncias durante a Black Friday, os canais do Procon Goiás são: telefone 151 (Goiânia) ou (62) 3201-7124 (interior). A reclamação pode ser feita também pela plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).


Leia mais sobre: / / Cidades