22 de dezembro de 2024
Fique atento

Procon Goiás alerta para golpes no Dia do Consumidor, comemorado nesta sexta (15)

Antes de realizar uma compra, é recomendável verificar a idoneidade da empresa
Dia do Consumidor é conhecido como a "Black Friday" do primeiro semestre no Brasil. (Foto: reprodução)
Dia do Consumidor é conhecido como a "Black Friday" do primeiro semestre no Brasil. (Foto: reprodução)

Conhecida como a “Black Friday” do primeiro semestre no comércio brasileiro, o Dia do Consumidor, comeorado nesta sexta-feira (15), também tem os mesmo problemas de sempre quando se trata de compra e vena: golpes. Por isso, e em vista da expectativa de aumento do consumo, o Procon Goiás emite um alerta aos consumidores para que fiquem atentos a possíveis truques no comércio.

Uma das recomendações é ter cautela com as propagandas agressivas, tais como “últimos minutos para aproveitar”, “corra que são as últimas unidades” ou “desconto imperdível”. De acordo com o superintendente do Procon Goiás, Levy Rafael Cornélio, essas mensagens podem ser uma armadilha.

“É importante desconfiar de promoções muito chamativas ou produtos e serviços com preços significativamente abaixo do praticado no mercado. Avalie cuidadosamente sua necessidade de compra, pois preços muito baixos ou promoções extremamente atrativas podem indicar uma tentativa de fraude”, explica.

Antes de realizar uma compra, é recomendável verificar a idoneidade da empresa, conferindo seus dados comerciais como razão social, endereço, canais de contato e CNPJ. Além disso, é importante verificar se a empresa possui um site oficial e presença nas redes sociais, e prestar atenção ao conteúdo compartilhado.

Se não houver recomendações de familiares ou amigos, o consumidor pode acessar plataformas como Reclame Aqui para verificar se existem reclamações ou denúncias sobre o estabelecimento.

Quanto às compras online, é fundamental evitar clicar em links recebidos por e-mail ou aplicativos de mensagens para evitar o “phishing”, uma fraude em que o golpista se passa por uma loja, enviando um falso cupom de desconto ou uma promoção muito atraente. Há casos em que os golpistas enviam boletos falsos ou chaves Pix para suas contas pessoais.

“Na dúvida, não clique em nenhum link e verifique a veracidade da promoção nos canais oficiais da empresa”, afirma o superintendente. É importante observar também se os sites têm endereços que começam com “https” e não “http”, e se há erros de português ou fotos de má qualidade.

O Procon Goiás aconselha que os consumidores guardem todas as notas fiscais de compras, e em caso de compras online, façam prints das telas de confirmação da compra, anotem códigos de confirmação e guardem e-mails com dados de confirmação da compra. Esses documentos podem ser úteis para comprovar a transação e denunciar sites fraudulentos. Em caso de se sentir lesado, o consumidor pode entrar em contato com o Procon Goiás pelos telefones 151 (Goiânia) e (62) 3201-7124 (interior), ou registrar a reclamação pela internet através da plataforma Procon Web.


Leia mais sobre: / / / Economia