Um operação conjunta entre o Procon Goiás e a Delegacia Estadual de Repressão a Crimes Contra o Consumidor (Decon) apreendeu cerca de 70 mil metros de fios elétricos com indícios de irregularidades. Em seis estabelecimentos comerciais visitados em Goiânia, três tiveram constatação de que os produtos estavam impróprios para o uso e consumo.
Após testes preliminares dos materiais apreendidos, os agentes confirmaram que os fios comercializados apresentaram resistência elétrica acima das especificações da ABNT e do Inmetro, que regulamentam os produtos deste setor. Os materiais estavam em desacordo com as normas regulamentares de fabricação, distribuição e apresentação.
Em relação aos fios elétricos, resistências elevadas indicam a utilização insuficiente de cobre, substituído muitas vezes por alumínio, o que não garante a condução correta da energia elétrica. O fio fora das normas e do padrão de qualidade coloca em risco o consumidor, com possibilidade de aquecimento nas instalações, gerando não só aumento no consumo de energia elétrica, mas também risco de choques, curto-circuito e até incêndio.
De acordo com o Procon Goiás, as amostras dos produtos foram enviadas para laboratório, onde serão realizados outros testes para confirmar as irregularidades. As três empresas foram notificadas a não comercializarem os itens de mesmo fabricante até que todos os testes sejam feitos. Além disso, devem apresentar ao órgão de defesa do consumidor as notas fiscais de aquisição dos produtos no prazo de 10 dias.
O Procon reitera que o consumidor que quiser realizar denúncia deve entrar em contato pelos telefones 151 (Goiânia) ou (62) 3201.7124 (interior). O contato pode ser feito ainda pela plataforma Procon Web (proconweb.ssp.go.gov.br).
Leia mais sobre: Fiscalização / Procon Goiás / Cidades