Os hexacampeões nos caminhões, Edu Piano, 47, e Solon Mendes, 52 (#232), da equipe Território Motorsport UTV Team, encararam um novo desafio na 24ª edição do Rally dos Sertões e estrearam na categoria UTV/Pro. Está é a 21ª participação de Piano e a 19ª de Mendes na competição. E a primeira vez que deixam a prova antes de seu término. A dupla se despende após a terceira etapa (terça, 6), a mais longa da edição, com 643 quilômetros, sendo 376 de trechos cronometrados, um percurso repleto de desafios.
“Não tivemos como continuar no rali o veículo sofreu uma pane elétrica.”, diz Piano. Segundo o piloto, tudo ia bem até o escapamento quebrar e o carro a perder força. “A uma velocidade máxima de 90 km/hora, viemos nos arrastando até o escapamento quebrar de vez e começou a esquentar e o calor a derreter os fios até dar a pane, faltando apenas 40 quilômetros para o final”, conta o piloto de Tatuí (SP).
Apesar dos incidentes, Piano que também é preparador de carros de competição, acredita que as informações colhidas durante a prova foram válidas para conhecer os limites do veículo. “No primeiro dia, o para-brisa não funcionou e fez um redemoinho de poeira dentro do carro, mas completamos o percurso em nono. No segundo dia, estávamos indo bem, mas levamos uma fechada e batemos em um barranco e a suspensão quebrou. Consertamos e fomos para a terceira etapa. Mas, agora, após este problema elétrico temos de nos despedir”, resume Piano sobre a participação na competição de 2016.
Para o piloto, que tem uma trajetória no rali com caminhões e carros, foi muito bom o aprendizado. “A suspensão é fantástica. Conseguimos nos adaptar bem rápido, mas ainda temos muito a aprender com o carro. Em alguns trechos, viemos bem, em um ritmo acima dos concorrentes. Agora é partir para o ano que vem, com mais experiência neste tipo de veículo e que venha o Sertões 2017”, completa.
Para Mendes, o cearense com mais títulos no Rally dos Sertões, com uma trajetória de 32 anos de off-road, o UTV também foi uma surpresa agradável: “se me perguntassem hoje se eu queria andar estes três dias de carro, caminhão ou UTV, diria que preferia UTV. Valeu muito a experiência. Estou feliz”. “Existe um tempo para tudo, até para parar. O sonho foi somente adiado”, finaliza o navegador.
A dupla elogiou o roteiro deste ano. “A edição esta fantástica. Agora realmente voltou a ser o verdadeiro Rally dos Sertões, prova técnica, trechos duros e difíceis”, diz Piano, que acumula, além dos seis títulos nos pesados, um na Geral dos Carros (2005), quando foi o primeiro piloto com origem nos jipes a vencer no Rally dos Sertões.
Piano e Mendes não foram os únicos a abandonar a prova. Considerado o segundo maior rali do mundo (perde apenas para o Rally Dakar), o Rally dos Sertões termina neste sábado, 10 de setembro, em Palmas (TO), quando será completado o roteiro de 3.143 quilômetros.
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