07 de agosto de 2024
Saúde

Primeiro serviço de oncologia da rede pública de Trindade é inaugurado

A Ala Oncológica do Augusta, Hospital Universitário Dia, vai ser credenciada para atender a população de Trindade por meio da regulação municipal
Foto: Prefeitura de Trindade
Foto: Prefeitura de Trindade

O primeiro serviço de atendimento a paciente com câncer da Rede Municipal de Saúde de Trindade foi inaugurado ontem (15). A Ala Oncológica do Augusta, Hospital Universitário Dia, já está aberta e vai ser credenciada para atender a população trindadense por meio da regulação municipal.

Este será um dos únicos serviços oncológicos do interior goiano aberto para atendimento ao público. A ala oncológica receberá pacientes atendidos em UBSs e unidades de saúde de Trindade. O benefício foi conquistado após negociação da Prefeitura de Trindade, juntamente com a secretaria municipal de saúde, em parceria com a Associação União de Goyazes.

O prefeito de Trindade, Marden Júnior, falou sobre a importância de ter uma unidade que atendesse a demanda dos pacientes com câncer na região. “Um serviço de oncologia, dando ênfase à prevenção, permite diagnósticos cada vez mais rápidos para identificar o câncer das pessoas também rápido, o que dá oportunidade de tratamento de celeridade, com chance de cura de até 90%”, pontou o prefeito.

De acordo com ele, a nova conquista auxilia até mesmo a própria Prefeitura de Trindade, pois a prevenção e o diagnóstico precoce tornam o tratamento mais barato. Segundo o secretário de saúde Rogério Taveira, a triagem da regulação municipal encaminhará os pacientes para consultas com especialistas e exames complementares, depois do credenciamento.

O credenciamento oferecerá serviços pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para cidades do interior que antes eram ofertados somente em Goiânia. Na fase atual, o credenciamento para atendimento de oncologia na rede pública vai abranger consultas, mas a unidade já conta com equipamentos para realização de exames e alguns tratamentos oncológicos, como a quimioterapia, que serão credenciados depois.

A unidade é do tipo “hospital-dia”, com atendimento para pacientes desospitalizados, cujo foco são consultas, exames e procedimentos que não exigem internação. O atendimento será das 8h às 18h.


Leia mais sobre: / Trindade

Comentários