27 de dezembro de 2024
Leandro Mazzini

Primeiro recado veio do Amapá

Os partidos já buscam nomes que se identifiquem com os anseios sócio-políticos da massa para a eleição. Esperam a inevitável renovação nas candidaturas, com perfil mais jovem dos futuros eleitos. É a Geração Randolfe, o senador mais jovem do Congresso: Embora deputado estadual, poucos esperavam que um professor de História, do PSOL, vencesse políticos tradicionais do Amapá. E que em 2006, o carimbado José Sarney suasse a camisa nas ruas para vencer uma revelação, Cristina Almeida (PSB).  


Goteira judiciária

O ministro da Justiça, José Cardozo, será convocado à Comissão de Educação do Senado para explicar as goteiras no Arquivo Nacional, no Rio, patrimônio da pasta.

Só ida

Cadeirantes e idosos, levados de carros elétricos ao Mineirão, Sábado, numa cena bonita, ficaram a pé na saída. Arrastaram-se por 3 km até um ponto de táxi.

Transparência engavetada

O plenário do Senado já aprovou PEC 86/07 contra o voto secreto. Foi para a Câmara como PEC 196/12. Mas um pedido de vista a mandou para a gaveta.

Como nasce

O relato é da leitora Jéssica Bittencourt, de São Luís (MA). Sob sol escaldante da tarde de Segunda, um grupo que esperava um ônibus há duas horas num ponto se uniu revoltado e tomou a rua. Mais gente aderiu, e marcharam na pista. No fim do dia, mais cinco passeatas foram registradas em locais variados da capital, por motivos diversos.

Engana que eu gosto

Do presidente do Senado, Renan Calheiros: ‘Talvez não tenha tido tempo de consultar o Congresso’, disse, sobre Dilma pedir plebiscito para reforma política.

Pré-campanha

O senador Aécio Neves (PSDB-MG) brada que é tardia a reforma política proposta por Dilma. Ganha um doce quem encontrar entre suas 17 proposições algo nesse sentido.

Governadores Fantásticos

Fantástico, porque opositores contundentes, o quarteto não esboçou críticas à presidente Dilma na reunião no Planalto. Antes, Alckmin (SP), Anastasia (MG), Campos (PE) e Cid (CE) se reuniram com ela no gabinete, a portas fechadas. Um mistério, a pauta.

Orçamento importado

A coisa anda feia no Orçamento. O Senado autorizou a União a contrair empréstimo de US$ 18 milhões no BID para financiamento parcial do ‘Programa de Fortalecimento da Prevenção e Combate à Corrupção na Gestão Pública’. Terá 15 anos para pagar.

Bala do ACM

Acredite. O dono da fábrica de balas de borracha usadas pela PM chama-se Antonio Carlos Magalhães, homônimo do ex-senador. Exporta para 40 países. E revelou ontem na Câmara: o tiro deve ter distância mínima de 20 metros. Menos, é risco de morte.

Dois PTs  

Análise do ex-ministro José Pimentel sobre a presidente Dilma: ‘É uma grande gestora. Precisa delegar mais aos ministros. Lula fez diferente. Era político e deixava seus ministros serem gestores’.

Vai que é sua!

Dilma surpreendeu os governadores, já apertado$, ao dizer ter certeza da sensibilidade deles na isenção de PIS e Cofins para o óleo diesel dos transportes coletivos.

Day after

A comandante de tropa da PM do DF, Cynthiane Silva Santos, foi às lágrimas na Comissão de Segurança da Câmara ontem ao relatar os confrontos na Esplanada.

Ponto Final

Essa onda popular sem limites provocou algo inédito: O PT e a presidente Dilma dialogarem com a base.

_________________________________________________________

Com Maurício Nogueira e Adelina Vasconcelos 


Leia mais sobre: Leandro Mazzini