O Governo de Goiás irá destinar R$ 1,7 milhão para a reforma geral do Palácio da Instrução, na cidade de Goiás. O palácio é a primeira edificação em estilo art déco do estado e foi construído entre os anos de 1928 e 1929. O local também integra a relação de bens históricos tombados da cidade, eleita em 2001 como Patrimônio Cultural da Humanidade pela Unesco.
A obra integra o pacote de R$ 23,1 milhões anunciado pelo governador Ronaldo para a rede estadual de ensino, durante as comemorações pelo aniversário de 297 anos do município. “Goiás foi o berço daquilo que sempre foi referência dos goianos, que é a boa educação”, afirmou o chefe do Executivo, durante solenidade de transferência simbólica dos Poderes, na última segunda-feira (22).
Os serviços serão conduzidos pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), conforme critérios para conservação de prédios tombados. O novo projeto prevê a substituição das telhas, troca e reparação da estrutura de cobertura e recuperação do piso de madeira e do forro.
Além disso, a reforma prevê a restauração das esquadrias, pintura completa, reforma dos sanitários e das instalações elétricas e hidrossanitárias, instalação de canaletas com grelhas e reforma e adaptação das rampas de acesso ao prédio.
Patrimônio cultural em art déco
O Palácio da Instrução já funcionou como instituição de ensino e foi sede da pasta. Hoje abriga a Coordenação Regional de Educação (CRE) da cidade de Goiás. Esta é a segunda vez que espaço é reformado desde 2019. Em 2020, foi feito um processo de revitalização e substituição de uma quadra de esportes por jardins.
Leia mais sobre: Goiás / Governo de Goiás / Cidades / Notícias do Estado