22 de dezembro de 2024
Cidades • atualizado em 12/02/2020 às 23:51

Primeiro caso de autóctone de Zika vírus é confirmado em Goiás

A Secretaria de Saúde de Goiás (SES-GO) confirmou nesta quinta-feira (17) o primeiro caso de autóctone do Zika vírus no Estado, ou seja, detectado no mesmo local onde ocorreu a transmissão. Segundo informações, a paciente é morador de Santo Antônio do Descoberto e o caso foi notificado no Distrito Federal.

A paciente, que está grávida de 14 semanas, foi atendida no Distrito Federal, onde foram realizados exames, processado no laboratório Lacen-DF e confirmada a presença do Zika vírus. Em seguida, a SES-GO foi comunicada pela Secretaria de Saúde do DF.

Segundo o secretário de Saúde de Goiás, Leonardo Vilela, a gestante poderá ser atendida por Goiás ou pelo DF. Caso prefira atendimento no Estado, a paciente terá assistência e pré-natal no Hospital Materno-Infantil.

Sobre a relação do Zika vírus com a microcefalia, o secretário disse que não necessariamente o bebê nascerá com a malformação congênita. “É claro que é uma gestação que terá que ser acompanhada, mas nós esperamos e torcemos para que corra tudo bem”.

Para Leonardo Vilela, a confirmação do caso reforça a necessidade de agir contra o mosquito Aedes aegypti. O governo estadual pretende percorrer todos os imóveis de Goiás para exterminar criadouros.

O trabalho de Força-Tarefa será realizado em parceria do governo estadual com secretarias municipais, Corpo de Bombeiros, Polícia Militar, agentes de endemias, agentes comunitários de saúde, professore de escolas da rede pública de ensino e voluntários.

Nas últimas semanas, prefeitos de 12 cidades goianas que possuem mais de 100 mil habitantes decretaram estado de emergência em saúde pública em suas cidades. Até o momento, são investigados 29 casos de Zika em Goiás, com um já confirmado. Além disso, 122 casos de Chikungunya e 183 mil casos de Dengue. Já foram confirmados 76 óbitos. 

Leia mais:

 


Leia mais sobre: Cidades