Acontece na noite desta segunda-feira (19) a primeira Superlua do ano. O fenômeno se dá quando a Lua cheia chega ao ponto mais próximo da Terra, distância média de cerca de 384 mil quilômetros.
Especialmente nesta noite, a Lua estará a uma distância ainda menor, a 362 mil quilômetros do nosso planeta. Os astrônomos especificam que a proximidade a torna 20% maior e mais brilhante e que, nestas condições, pode ser vista de qualquer lugar do mundo, dependendo da visibilidade do céu.
Como a Superlua não é uma definição científica, não existe consenso entre instituições astronômicas sobre a distância mínima entre Lua e Terra que caracterize o fenômeno. O termo foi usado pela primeira vez por um astrólogo, em 1979, para se referir a uma Lua cheia que está pelo menos a 90% da distância mais próxima da Terra.
De acordo com o Observatório Nacional, em 2016, a Superlua estava a 356 mil quilômetros do nosso planeta, a menor distância registrada desde 1948. A próxima vez que a Lua vai chegar tão perto da Terra está prevista para 2034.
Leia mais sobre: Fenômeno astronômico / Lua Cheia / Superlua / Mundo