O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) fez sua estreia de lives na manhã desta terça-feira (13), no que prometeu ser uma nova forma de se comunicar com os brasileiros. Chamado de “Conversa com Presidente”, a live de Lula, que vai ao ar nas redes sociais do petista todas às terças às 08h30, teve, nesta primeira edição, mais de 11 mil expectadores durante os 31 minutos de duração da rápida conversa.
A estratégia das lives é parecida com a que foi adotada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que fazia transmissões ao vivo do Palácio do Alvorada na noite de todas quintas. Apesar disso, Lula optou por um formato levemente diferente, onde ele aparece de frente com o entrevistado, em um estilo podcast.
Em conversa com o jornalista Marcos Uchôa, Lula falou de economia, disse que quer acabar definitivamente com a insegurança alimentar e clamou para que estudantes se inscrevam no Enem – prazo vai até esta sexta-feira (16).
O presidente petista também adiantou que lançará, no dia 2 de julho, um “grande programa de obras”. “Um grande programa para o desenvolvimento nacional com obras de infraestrutura para todas as áreas”. Com isso, Lula aproveitou para criticar os governos anteriores, de Bolsonaro e Temer, e afirmou que, após sua posse soube de “milhares de obras paradas por todo país”. Ele disse que obras de “quase três mil creches” e “casas do programa ‘Minha Casa, Minha Vida'” estavam paradas desde o governo Dilma. Assista na íntegra.
Apesar da periodicidade ter sido praticamente definida, na terça-feira da próxima semana não deve haver live, já que o presidente estará na Europa. O petista visitará o Vaticano e a França e, na entrevista com Uchôa, chegou a afirmar que deve se encontrar com com o Papa, além de tentar uma agenda com o presidente da Itália e de um debate econômico em Paris.
Leia mais sobre: Política