Seis clubes foram incluídos na lista de equipes na disputa da Primeira Liga. O único clube da região Centro-Oeste foi o Atlético. Existia o interesse de Goiás e Vila Nova na participação da competição que foi realizada pela primeira vez na atual temporada.
Além do Dragão entraram no Torneio: Ceará, Tupi, Luverdense, Londrina e Brasil de Pelotas. A Primeira Liga luta por condições melhores para os clubes em relação ao tratamento atual oferecido pela Confederação Brasileira de Futebol e as Federações Estaduais.
Na próxima temporada as seis equipes ainda não disputarão a competição. As novidades em 2017 serão as entradas de Chapecoense, Joinville e Paraná. O Atlético entra na disputa a partir de 2018.
O CEO da Primeira Liga, José Sabino comemora a chegada de mais filiados.”O interesse de novas agremiações em fazer parte da Primeira Liga mostra como estamos no caminho certo. Os clubes carecem de participação mais efetiva na organização do futebol brasileiro e isso a Primeira Liga oferece. Tudo é debatido e conversado até que consigamos chegar a um denominador comum. Nosso objetivo é melhorar a estrutura do esporte, e mostrar que os clubes que são os principais protagonistas do futebol devem assumir um papel decisivo na gestão do futebol. Isso vai permitir um maior retorno financeiro para os clubes e consequentemente mais investimentos para o futebol brasileiro”.
Em 2016 disputaram a Primeira Liga: América-MG, Atlético-MG, Cruzeiro, Atlético-PR, Coritiba, Criciúma, Avaí, Figueirense, Fluminense, Flamengo, Internacional e Grêmio.
Leia mais sobre: Atlético Goianiense