05 de dezembro de 2025
Clima

Previsão do tempo para terça (22) em Goiás indica sol predominante e alerta para baixa umidade do ar

Até o momento, algumas regiões acumulam mais de 75 dias consecutivos sem chuva significativa, como as regiões Central, Sul e Sudoeste
Na capital Goiânia, a temperatura deve variar entre 14 °C e 30 °C, com umidade relativa oscilando entre 25% e 75%. Foto: Divulgação.
Na capital Goiânia, a temperatura deve variar entre 14 °C e 30 °C, com umidade relativa oscilando entre 25% e 75%. Foto: Divulgação.

O tempo segue estável em todo o Estado de Goiás nesta terça-feira (22), com predomínio de sol, ausência de chuvas e temperaturas variando entre mínimas baixas pela manhã e máximas em elevação à tarde. Segundo o boletim divulgado pelo Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (CIMEHGO), a previsão é de um dia seco, com destaque para o declínio da umidade relativa do ar, especialmente no período vespertino.

Na capital Goiânia, a temperatura deve variar entre 14 °C e 30 °C, com umidade relativa oscilando entre 25% e 75%. O nascer do sol será às 6h45 e o pôr do sol às 18h01. O cenário é semelhante em diversas regiões e municípios. Em Porangatu, por exemplo, a máxima pode chegar a 34 °C; em Jataí, a mínima prevista é de apenas 9 °C. Todos os municípios monitorados apresentam 0,0 mm de precipitação prevista.

Baixa umidade

O alerta emitido pelo CIMEHGO aponta níveis de umidade entre 21% e 30% em parte do Estado, o que configura estado de atenção, segundo os parâmetros da Organização Mundial da Saúde (OMS). Diante do ar mais seco, as autoridades reforçam a importância da hidratação constante e dos cuidados com a saúde, especialmente para crianças, idosos e pessoas com problemas respiratórios.

Além da baixa umidade, a estiagem prolongada e o tempo seco acendem um sinal de alerta para queimadas. Até o momento, algumas regiões acumulam mais de 75 dias consecutivos sem chuva significativa, como as regiões Central, Sul e Sudoeste. O CIMEHGO destaca que esse cenário favorece o risco de incêndios, inclusive em unidades de conservação ambiental, como os parques estaduais dos Pirineus, da Serra de Caldas Novas, e da Mata Atlântica, além de áreas de proteção ambiental (APAs), como Serra da Galés e João Leite.

Com a persistência do tempo seco, o CIMEHGO recomenda à população que evite a prática de queimadas, adote medidas para reduzir o consumo de água e fique atenta aos boletins atualizados. A tendência para os próximos dias é de manutenção das atuais condições climáticas, com sol forte, baixa umidade e sem previsão de chuvas.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado