Muitas coisas que fazemos no cotidiano podem prejudicar as costas, desenvolver os famosos nós e fazer-nos gemer de dor até receber uma massagem ou medicação para controlar. A postura é uma das principais razões que causam tensão nos músculos, principalmente porque acostumamos a sentar de maneira errada na sala de aula ou no trabalho.
Outras causas que quase ninguém imagina, é o fato de que uma vida com hábitos e alimentação saudáveis pode resolver o problema da dor. O tabagismo, por exemplo, é responsável também por dores nas costas porque reduz a circulação sanguínea nos discos da coluna espinhal e, por consequência, diminui a chegada de nutrientes ao local. O sobrepeso e o sedentarismo também são grandes motivos para sobrecarregar a coluna e causar incômodo.
Claro que ninguém quer ficar com dor e com dificuldades de realizar tarefas no dia a dia, por isso fique sempre de olho na postura para mantê-la de forma ereta. Uma boa dica é evitar rotacionar a coluna. Além disso, há outros modos de prevenir essa dor:
- Procure colchões que fiquem entre mole demais ou duro demais. Esses tipos precisam suportar o peso correto da pessoa e oferecer sustentação.
- Faça exercícios que trabalhem a musculatura em volta da coluna para evitar lesões que possam aparecer. Uma boa prática é o pilates.
- Caso trabalhe grande parte do tempo sentado, deixe as costas bem apoiadas na cadeira, encoste os pés no chão e deixe os braços apoiados na cadeira.
- Mochilas e bolsas pesadas em apenas um lado do corpo farão a diferença com o tempo. Além de poder entortar os ombros, trarão dores e lesões cada vez maiores ao corpo.
- Dormir de bruços pode ser um vilão. O correto é deitar-se de lado e colocar um travesseiro entre os joelhos para alinhar a coluna.
Leia mais sobre: Brasil