13 de dezembro de 2025
Eleições 2026 • atualizado em 18/11/2025 às 11:23

Pressionado, Wilder Morais cede e lança pré-candidatura ao Governo de Goiás

Senador admite que foi "empurrado" por grupo político e acelera movimento para garantir espaço do PL na disputa majoritária
Wilder reconheceu que o posicionamento do PL era uma necessidade diante do avanço de outras legendas e as movimentações no cenário político. Foto: Divulgação.
Wilder reconheceu que o posicionamento do PL era uma necessidade diante do avanço de outras legendas e as movimentações no cenário político. Foto: Divulgação.

O senador Wilder Morais (PL) confirmou sua pré-candidatura ao governo de Goiás na segunda-feira (17), em uma decisão que ele próprio admite ter sido acelerada por intensa pressão de seu grupo político. A necessidade de posicionar o PL no cenário estadual, diante da movimentação de outras legendas, foi o catalisador para o lançamento da postulação.

Ao ser questionado em entrevista ao programa Universo Politheia sobre a urgência do anúncio e as especulações de que estaria sendo “empurrado” para a disputa, o senador foi categórico, confirmando a pressão interna: “Então, a partir do momento que você tem um grupo político, esse grupo põe a obra, esse grupo põe a condição. (…) Hoje nós fazemos uma conversação, aonde o assunto foi ventilado. E o grupo político diz: ‘Eu e você [referindo-se a ele mesmo], que precisamos colocar o seu nome em guarda’, afirmou ao jornalista Altair Tavares.

Morais também reconheceu que o posicionamento do PL era uma necessidade diante do avanço de outras legendas e as movimentações no cenário político. A cobrança, segundo ele, foi para que o PL se posicionasse, o que culminou no anúncio de sua pré-candidatura. “Com a nossa certeza, o PL é uma corrida que precisa se posicionar. Então, a cobrança nossa foi exatamente essa, que nós estamos posicionando. A partir de hoje, [eu] sou pré-candidato ao Estado,” finalizou.

A oficialização de Wilder Morais como pré-candidato coloca o PL diretamente na disputa majoritária em Goiás, dando início a uma série de articulações e movimentações que devem se intensificar a partir do próximo ano.

Em entrevista à Rádio Difusora de Goiânia, o senador detalhou a “lógica” partidária por trás de sua decisão. Confira os principais trechos da entrevista onde Wilder Morais explica as razões da urgência em seu anúncio:

Entrevista Pingue-Pongue: Senador Wilder Moraes:

Altair Tavares: Quais as razões que sustentam essa pré-candidatura?

Wilder Morais: O Partido Liberal (PL) é uma força política em ascensão no Brasil. Em Goiás, nosso crescimento é inegável: nas últimas eleições, lançamos 156 pré-candidaturas a prefeitos e vice-prefeitos e elegemos um número significativo de vereadores em todo o Estado. Agora, o PL avança para o próximo ciclo eleitoral, com a montagem de chapas competitivas para deputado federal, deputado estadual, e para o Senado. No entanto, a lógica do nosso partido nacional exige um passo além: o PL precisa ter um candidato próprio ao Governo do Estado. Como seremos recebidos em Goiás com um candidato forte à Presidência da República se não tivermos um palanque majoritário próprio? Esta candidatura é um movimento natural e necessário. Por isso, a partir de uma decisão do nosso grupo político, decidimos: não vamos esperar! É hora de colocar o carro na estrada. É com essa convicção que, hoje, anunciamos oficialmente a nossa pré-candidatura ao Governo de Goiás!”.

Altair Tavares: Com a movimentação dos outros candidatos, tendo o MDB, do PSTB, o PL estava ficando para trás?

Wilder Morais: De forma alguma estávamos ficando para trás. O nosso partido é extremamente consolidado. Nas eleições passadas, tivemos candidatos a prefeito em todas as grandes cidades de Goiás, o que demonstra nossa força e capilaridade. Portanto, este era um processo natural que fatalmente se consolidaria. E hoje, este momento chegou. Eu assumi o dever e o compromisso perante toda a nossa base política de ser o pré-candidato ao Governo do Estado de Goiás.

Altair Tavares: Qual a agenda dessa pré-candidatura nesse fim de ano?

Wilder Morais: Como Senador e pré-candidato, meu trabalho pelos 246 municípios de Goiás não para. Tenho feito isso desde o primeiro mandato e esta gestão não será diferente. A eleição é no ano que vem. Até lá, meu foco está 100% no mandato: atender as demandas, manter a atenção e honrar o compromisso com cada cidade. No momento da campanha, voltaremos a percorrer todo o estado para apresentar nossos resultados.


Leia mais sobre: / / / / / / Notícias do Estado / Política