22 de dezembro de 2024
Cidades

Presos servidores da Sefaz de Goianésia por fraude no ITCD

Cerca de 50 policiais civis participaram da Operação Os Caras de Pau, no município de Goianésia, que cumpriu cinco mandados de prisão temporária, cinco de busca e apreensão domiciliar e outras três de condução coercitiva, contra servidores da Secretaria da Fazenda do município.

Segundo a Polícia, funcionários e ex-funcionários da Secretaria da Fazenda de Goianésia, eram responsáveis por captar pessoas interessadas em se beneficiar das fraudes referentes ao Imposto Sobre Transmissão Causa Mortis e Doações de Qualquer Natureza (ITCD), suprimiam a fase de apuração dos valores dos bens de recolhimento – DARE, em valores inferiores ao legalmente devido. Após a emissão das guias, os documentos eram apresentados em cartório junto com o demonstrativo de valores de bens falsos.  

As investigações contra a quadrilha duraram cerca de um ano. De acordo com o titular da Delegacia de Repressão a Crimes Contra a Ordem Tributária, Germano Castro, o prejuízo estimado com as fraudes no imposto de transmissão causa mortis e doações de qualquer natureza (ITCD) é de R$ 5 milhões. As investigações foram coordenadas pela Delegada de Polícia Tatyane Cruvinel e teve a participação de policiais civis das cidades de Goianésia, Ceres, Genarc de Niquelândia, Deic, Denarc e Dih.

Foram presos Jean Paulo Vieira, Lecione Ferreira de Brito, Euler Gomes de Souza, Júlio César Caetano e Nilton Araújo Lima. Já os conduzidos coercitivamente para a Delegacia de Polícia da cidade de Goianésia foram Divane Martins de Oliveira, Carlos Antônio Neto e o advogado Élcio Gonçalves Prado.

Ainda de acordo com o delegado Germano Castro, não é descartada a ramificação das fraudes nos municípios vizinhos a Goianésia. 


Leia mais sobre: Cidades