05 de dezembro de 2025
Investigação • atualizado em 24/07/2025 às 11:17

Preso foge durante audiência virtual e é suspeito de matar servidor do IF Goiano

Durante a fuga, o preso se tornou suspeito de ter cometido um homicídio e um roubo de motocicleta nas proximidades do campus do IF Goiano em Rio Verde
A recaptura de João Vitor Silva ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), Foto: Reprodução.
A recaptura de João Vitor Silva ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), Foto: Reprodução.

Um homem preso por roubo fugiu durante uma audiência online na Casa de Prisão Provisória de Rio Verde, no sudoeste de Goiás, na tarde de quarta-feira (23), e é suspeito de ter matado um trabalhador terceirizado do Instituto Federal Goiano (IF Goiano) durante a fuga. Ele foi recapturado pela Polícia Penal na manhã desta quinta-feira (24), menos de 24 horas após a evasão.

Segundo a Polícia Penal, o detento, identificado como João Vitor Silva, escapou ao saltar pelas contenções laterais da unidade prisional e correu até uma região de mata nas imediações. Durante a audiência por videoconferência, o juiz foi informado ao vivo da fuga por um agente penitenciário, que explicou que o preso havia sido desalgemado para ser ouvido e conseguiu sair do pátio da unidade.

Suspeita de assassinato e roubo

Durante a fuga, o preso se tornou suspeito de ter cometido um homicídio e um roubo de motocicleta nas proximidades do campus do IF Goiano em Rio Verde, a cerca de cinco quilômetros da prisão. A vítima foi identificada como Diniz Rodrigues da Silva, colaborador terceirizado da instituição há quase 30 anos.

Apesar da forte suspeita, a Polícia Penal destacou que ainda não é possível afirmar com certeza que João Vitor tenha sido o autor do crime. A Polícia Civil investiga o caso. O IF Goiano emitiu nota de pesar lamentando a morte do servidor e decretou luto oficial de três dias, com suspensão das atividades no campus Rio Verde.

“A comunidade acadêmica foi surpreendida por uma ocorrência trágica, que resultou na perda de Diniz Rodrigues da Silva. A instituição encontra-se consternada e manifesta todo apoio e solidariedade à família enlutada”, diz o comunicado do IF.

Recaptura

A recaptura de João Vitor Silva ocorreu na manhã desta quinta-feira (24), quando as equipes da Polícia Penal localizaram o foragido em uma residência dentro da cidade de Rio Verde. No local, estavam também um homem e duas mulheres, que foram conduzidos à Delegacia da Polícia Civil para prestar esclarecimentos.

Desde a fuga, foram ativados protocolos de emergência e grupos especializados foram mobilizados para realizar buscas intensivas na região rural próxima ao presídio, onde o foragido havia sido visto pela última vez. Um procedimento administrativo foi aberto pela Polícia Penal para apurar falhas na custódia e fuga

O caso gerou forte comoção na cidade e levanta questionamentos sobre a segurança nas audiências virtuais com presos custodiados, além de expor a fragilidade da contenção em determinadas unidades prisionais do Estado. A defesa de João Vitor Silva não foi localizada até o momento para comentar o caso.

Nota da Polícia Penal:

Na tarde desta quarta-feira (23), durante movimentações internas de presos na Casa de Prisão Provisória de Rio Verde, o custodiado João Vitor Silva empreendeu fuga ao saltar pelas contenções laterais da Unidades, conseguindo alcançar local de mata, nas imediações. As equipes de policiciais penais intervieram no momento da fuga, agindo com emprego de força moderada, não sendo suciente para conter o preso de seu intento.

Foram ativados os protocolos de contingenciamento de crises da Polícia Penal de Goiás. As equipes de servidores e Grupos especializados da Polícia Penal de Goiás procedem buscas na zona rural para onde o preso evadiu, sendo possível que o mesmo ainda esteja nas imediações, que está totalmente cercada pelas equipes policiais.

Qualquer informação sobre o foragido pode ser repassada de forma anônima por meio dos telefones (62) 99938-8929 (Polícia Penal); 190 (Polícia Militar); 181 (Polícia Civil).

A Polícia Penal abriu procedimento administrativo para apuração dos fatos, reafirmando seu compromisso com a segurança, a ordem e o cumprimento de seu papel institucional.

Embora seja tratado como suspeito, não é possível afirmar, neste momento, que o indivíduo foragido tenha sido o autor da morte ocorrida no IF Goiano, em Rio Verde, seguida de um roubo de moto.

Informamos ainda que as buscas continuam e se intensificaram com a integração com todas as forças de segurança.

Goiânia, 23 de julho de 2025. Comunicação Setorial da Polícia Penal

Nota do IF Goiano:

O Instituto Federal Goiano (IF Goiano) vem a público se pronunciar sobre a fatalidade ocorrida nas dependências do Campus Rio Verde na tarde desta quarta-feira, 23, envolvendo um servidor terceirizado da instituição.

A comunidade acadêmica do IF Goiano foi surpreendida por uma ocorrência trágica, que resultou na perda de Diniz Rodrigues da Silva, colaborador que prestava serviços à unidade há quase 30 anos. A instituição encontra-se consternada e lamenta profundamente o ocorrido. Manifestamos todo apoio e solidariedade à família enlutada. O Campus Rio Verde decretou luto oficial com suspensão das atividades por três dias.

O Instituto reforça que tem prestado total apoio às autoridades competentes e colaborado com a investigação dos fatos e espera que a justiça seja feita. Novas informações poderão ser divulgadas à medida que forem confirmadas pelos órgãos responsáveis.


Leia mais sobre: / / / Cidades / Notícias do Estado