23 de dezembro de 2024
Processo eleitoral

Presidente do TSE reitera convite às Forças Armadas para reunião nesta segunda-feira (20)

Ofício de Edson Fachin foi endereçado ao ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira
Sistema de votação por urnas eletrônicas tem sido alvo de críticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (Foto: José Cruz/Agência Brasil)
Sistema de votação por urnas eletrônicas tem sido alvo de críticas de apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (Foto: José Cruz/Agência Brasil)

Em um ofício endereçado ao ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, o presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Edson Fachin, reiterou o convite feito às Forças Armadas para uma reunião virtual nesta segunda-feira (20).

“Certo de contar com a presença do general Heber Garcia Portela, renovo o reconhecimento deste Tribunal não apenas pela contribuição das Forças Armadas no âmbito da Comissão, mas sobretudo pelo valioso suporte operacional e logístico prestado por elas em todas as últimas eleições”, disse Fachin.

A mensagem do presidente do TSE é uma resposta ao ministro da Defesa, que, anteriormente, havia pedido um encontro entre as equipes técnicas da Corte e das Forças Armadas para “dirimir eventuais divergências técnicas” nos trabalhos da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e “discutir as propostas apresentadas”

A CTE é “o fórum destinado para discussões técnicas e diálogo insterinstitucional sobre o processo eleitoral”, de acordo com o TSE. O general Heber Portela, responsável pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) do Exército, é o representante das Forças Armadas.

O TSE, vale lembrar, afirmou ter acolhido dez sugestões das Forças Armadas em relação ao processo eleitoral, sendo seis totalmente aceitas e outras quatro parcialmente. Apenas uma proposta foi rejeitada.

Veja mais detalhes no documento abaixo:


Leia mais sobre: / / Geral