Em um ofício endereçado ao ministro da Defesa, Paulo Sergio Nogueira, o presidente do Superior Tribunal Eleitoral (TSE), Edson Fachin, reiterou o convite feito às Forças Armadas para uma reunião virtual nesta segunda-feira (20).
“Certo de contar com a presença do general Heber Garcia Portela, renovo o reconhecimento deste Tribunal não apenas pela contribuição das Forças Armadas no âmbito da Comissão, mas sobretudo pelo valioso suporte operacional e logístico prestado por elas em todas as últimas eleições”, disse Fachin.
A mensagem do presidente do TSE é uma resposta ao ministro da Defesa, que, anteriormente, havia pedido um encontro entre as equipes técnicas da Corte e das Forças Armadas para “dirimir eventuais divergências técnicas” nos trabalhos da Comissão de Transparência das Eleições (CTE) e “discutir as propostas apresentadas”
A CTE é “o fórum destinado para discussões técnicas e diálogo insterinstitucional sobre o processo eleitoral”, de acordo com o TSE. O general Heber Portela, responsável pelo Comando de Defesa Cibernética (ComDCiber) do Exército, é o representante das Forças Armadas.
O TSE, vale lembrar, afirmou ter acolhido dez sugestões das Forças Armadas em relação ao processo eleitoral, sendo seis totalmente aceitas e outras quatro parcialmente. Apenas uma proposta foi rejeitada.
Veja mais detalhes no documento abaixo:
Leia mais sobre: Eleições 2022 / Forças Armadas / Geral