27 de novembro de 2024
Política

Pré-convenção é consenso no PMDB, mas data não está definida

 

Samuel Belchior deve reunir a executiva do partido na próxima semana para debater a possibilidade de antecipar a escolha do candidato do PMDB ao governo do estado.

 

 

Após a movimentação da sexta, 11,  no escritório politico de Júnior do Friboi, o presidente do PMDB, Samuel Belchior, falou ao à Rádio 730 que ainda não recebeu o documento oficial pedindo a pré-convenção, mas afirmou que a antecipação da decisão para escolha do candidato a governador é algo possível.

DG – Como o diretório vai encaminha a proposta de Júnior do Friboi?
Samuel Belchior- Até o momento não recebi a proposta, amplamente divulgada pelos meios de comunicação. Mas eu como presidente tenho trabalhado incansavelmente para chegarmos a um entendimento antes de passar por qualquer procedimento, seja prévia, pré-convenção ou convenção, porém eu estou tentando isso à exaustão. Se não for possível, vou seguir a vontade da maioria e realizar alguma coisa nesse tipo.

DG- Do ponto de vista estatutário o que está previsto no PMDB?
Samuel Belchior- Estatutariamente poderíamos fazer as 3 opçoes, talvez a prévia pela burocracia que tem que ser seguida, encaminhada ao diretório nacional, baixar diretrizes para depois realizar r ter uma aprovação para depois convocar os companheiros, talvez não teria tempo. É prevista a convenção e a pré-convenção que pode ser feita ali em 10 de junho para que o eleito tenha tempo para alinhavar as alianças.

DG – Quando a pré-convenção poderá ser realizada, segundo estatuto do PMDB?
Samuel Belchior- A qualquer momento, com deliberação do diretório marcar data e realizar a pré-convenção

DG – Quem vota na pré-convenção?
Samuel Belchior- A tendência é votar os mesmos que votariam na convenção: os delegados dos diretório municipais e os membros do diretório estadual.

DG – Como o senhor avaliou a movimentação de Júnior do Friboi de propor uma escolha antes da convenção?
Samuel Belchior- Eu percebo que a maioria dos nossos companheiros entende que é importante que definamos o nome do nosso partido antes do prazo final que 30 de junho. Existe uma divergência se essa data seria começo de maio, final de maio, começo de junho, mas é consenso que deveríamos definir esse nome com prazo para arrematar as aliança, definir a chapa majoritária e definir as chapas para deputado estadual e federal.

 

 

 


Leia mais sobre: Política