O presidente da Companhia Saneamento de Goiás (Saneago), Jalles Fontoura, rebateu críticas dos altos preços na tarifa de água justiçando que a empresa presta bom serviço. O presidente afirmou ainda que a recomposição da inflação é necessária e os preços seguem regulação da Agência Goiana de Regulação, Controle e Fiscalização dos Serviços Públicos (AGR).
“A qualidade do serviço da Saneago é aprovado por 70% da população de Goiás em bom ou ótimo. Ou seja, nós temos que manter esse padrão e não podemos deixar que a inflação corroa o nosso serviço”, respondeu Jalles ao Diário de Goiás.
Gestão hídrica
A fim de conter a crise hídrica no período de seca desse ano, o presidente informou que está em andamento uma obra de integração entre o ribeirão João Leite e o rio Meia Ponte, o qual diminuiu em 70% no ano passado. A integração vai garantir a transposição uma quantidade de água do João Leite para o Meia Ponte equivalente ao necessário para abastecer Aparecida de Goiânia (800 litros por segundo).
De acordo com o presidente, 38% da obra de integração foi concluída até agora. “Essa obra é uma tubulação, uma adutora de 700 milímetros, uma distância de 13 km. Nós já estamos com 5 km prontos e vamos terminar até agosto”, assegurou.
Em março deste ano, o governo de Goiás decretou estado de emergência nas duas bacias abastecedoras da Região Metropolitana de Goiânia. A medida permite que o governo ordene racionamento de água caso necessário.
Esgoto
Outro problema de competência da Saneago é universalizar o esgoto em Goiás. Atualmente, apenas 57% da população do estado tem acesso a esgoto. Apesar de pequeno, o número ainda é maior que a média nacional de 44,9%, segundo dados de 2016 do Sistema Nacional de Informações sobre Saneamento (SNIS).
Já Aparecida de Goiânia tem apenas 33% de cobertura de esgoto, abaixo da média nacional e estadual. “Eu considero que o investimento da Saneago mais importante hoje é exatamente fazer o esgoto nas cidades maiores, que tem mais de 20 mil habitantes. Universalizar o entorno de Brasília e Aparecida”, admitiu.
Chamada dos aprovados
O presidente da Saneago também informou sobre o chamamento dos aprovados no novo concurso, ocorrido em 4 de março. Jalles Fontoura afirmou que todos 338 aprovados serão chamados ainda neste ano, sendo que os engenheiros serão os primeiros. Depois, serão convocados os analistas de informação, economistas, advogados e operadores de sistema, na ordem.
{nomultithumb}
Leia mais:
Leia mais sobre: Cidades