28 de novembro de 2024
Cidades

Presidente da Câmara prevê aprovação de projeto que pune uso de água para lavar calçadas ainda este mês

Romário Policarpo, vereador de Goiânia (foto divulgação)
Romário Policarpo, vereador de Goiânia (foto divulgação)

O presidente da Câmara Municipal de Goiânia, Romário Policarpo (Patriota), acredita que o projeto que pune com multa de até R$ 1 mil o cidadão que for pego utilizando água da rede de abastecimento da capital para lavar calçadas ou ruas seja aprovado definitivamente até o fim de setembro.

Na última quinta-feira (12), os vereadores aprovaram a matéria em primeira votação. De acordo com Policarpo, é importante pautá-lo em segunda votação o mais breve possível. “Vivemos uma crise hídrica neste momento. Ela é realidade para todos. Nós precisamos da ajuda de toda a população para evitar esse problema, que não é só de uma pessoa. É um problema de Goiânia e de todo estado”, ponderou.

Para o presidente da Câmara Municipal, somente medidas punitivas não resolverão o problema hídrico. O vereador quer também que campanhas com ênfase na educação da população sejam promovidas.

“É preciso investir também em campanhas educativas. Não é só punindo que vamos evitar o problema da falta de água, mas essa também é uma das medidas que temos que tomar. Goiânia tem esse problema latente, que cada dia piora mais”, destacou.

O projeto

Com a vazão do Rio Meia-Ponte em nível crítico, o projeto de autoria da vereadora Sabrina Garcez (sem partido) é uma das tentativas de coibir o mau uso da água em Goiânia. Pelo projeto, quem for flagrado utilizando água para lavar calçadas ou ruas, pode receber multa de até R$ 1 mil. A sanção, todavia, não é aplicada na primeira vez que a infração é cometida.

“A pessoa que for pega fazendo isso não será multada de primeira vez. Primeiro há uma advertência, orientação e só a partir da segunda vez que ela será multada”, pontuou Policapo.


Leia mais sobre: Cidades