11 de agosto de 2024
Política

Presidência da Assembleia toma medidas para conter ausência de deputados nas sessões

Foto: Alego
Foto: Alego

O presidente da Assembleia Legislativa de Goiás, Hélio de Sousa (PSDB) informou que nesta quarta-feira (8) foram iniciadas medidas mais duras para tentar combater a falta de quórum durante as sessões parlamentares, principalmente as realizadas as quintas-feiras.

Segundo Hélio de Sousa, o diretor parlamentar da Casa foi autorizado a publicar no Portal da Transparência a relação dos deputados faltosos sem justificativa. O presidente informou ainda que é a favor do corte nos subsídios dos parlamentares ausentes, mas isso só poderá ser efetivado após a reforma do Regimento que será realizada no segundo semestre.O presidente comunicou que os deputados devem apresentar sugestões para a reforma do Regimento Interno da Casa até o dia 15 de agosto.

“Uma das medidas tomadas é que partir de hoje o Portal da Transparência vai apresentar diariamente aquilo que foi a presença e a participação dos deputados durante a sessão. Agora quanto ao corte de salários de deputados que é o pensamento da Mesa Diretora, nós tivemos analisando o regimento sobre corte, mas não fala como deve ser feito e portanto nós abrimos um prazo para mudanças no regimento que já estavam previstas, diminuímos o prazo para apresentação de propostas para até 15 de agosto. Entre as propostas que quero apresentar para adequação do regimento interno é para permitir a gente trabalhar a semelhança da Câmara Federal que há critérios mais definidos”, explicou.

Questionado sobre a comum falta de quórum nas sessões de quinta-feira, o presidente Hélio de Sousa afirmou que pretende se basear em critérios já adotados no Congresso Nacional.

“Faltou e não justificou como pode ser justificado por questão de tratamento de saúde, por tratamento de saúde e missão oficial autorizada pela Assembleia, não fechou este raciocínio, poderá ter o ponto cortado. O que aconteceu em Brasília pode acontecer aqui entre nós. Conversando com colegas deputados federais, com mudanças no congresso poderá melhorar o quórum. Agora eu tenho compromissos no fim de semana, tenho uma agenda cheia. Nos outros eventos eu posso ser representado, diferente a minha obrigação parlamentar em plenário”, destacou.


Leia mais sobre: Política

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários