15 de agosto de 2024
Cidades

Presença policial nos terminais diminuem casos de furto em 65%

Dados da Secretaria de Segurança Pública do Estado de Goiás (SSP – GO), acessados pelo Diário de Goiás, mostram que houve uma redução de 65% dos furtos a usuários do transporte coletivo entre o janeiro e fevereiro deste ano, quando a SSP aumentou a presença dos policiais militares nos terminais. No mês de março, o número de ocorrências permaneceu quase estável, com o acréscimo de dois casos. Na semana passada, a SSP oficializou o maior policiamento nos terminais com a criação do Batalhão do Terminal, responsável por fazer a segurança do Eixo Anhanguera.

O comandante do Policiamento da Capital, coronel Ricardo Mendes, avaliou em entrevista ao Diário de Goiás que o Batalhão do Terminal já apresentou resultados positivos quanto à recuperação do sentimento de segurança. Citando dados da RedeMob Consórcio, Mendes afirmou que houve uma redução de cerca de 80% das ocorrências criminais em todos os terminais da Rede Metropolitana de Transportes Coletivos (RMTC).

Batalhão do Terminal

O coronel explicou que o batalhão está atuando com efetivos fixos nos terminais do Eixo Anhanguera (Novo Mundo, Dergo, Padre Pelágio, Praça A e Praça da Bíblia) com uma viatura em cada terminal, com ao menos três policiais. Além disso, há também um efetivo flutuante nas plataformas, que vistoria e faz abordagens policiais com suspeitos. 

Ricardo Mendes afirmou que há a intenção de se estender o programa para outros terminais da Região Metropolitana de Goiânia. “O nosso projeto com relação ao Batalhão de Terminal é que ele se estenda a outros terminais, inclusive para outras cidades também”, declarou. Essa expansão deve acontecer, segundo o coronel, assim que houver o aumento do efetivo da Polícia Militar (PM) com os alunos atualmente em fase de estágio. 

A prioridade do Batalhão do Terminal, segundo ele, é policiar o Eixo Anhanguera nos horários de pico e no período próximo de meia noite, quando passam os últimos ônibus, conhecidos como “corujão”. “Temos uma viatura da Polícia Militar específica para fazer a escolta desse ônibus, até para garantir a segurança dos passageiros e do motorista”, explicou.

Mais Segurança

Na semana passada, no dia 19 de abril, a SSP lançou o programa Mais Segurança – uma série de medidas visando a segurança no transporte coletivo. Entre elas estão o Batalhão do Terminal, com atuação da PM, o Viagem mais Segura, com ação integrada entre a PM, o Corpo de Bombeiros Militar (CBM) e a Superintendêcia da Polícia Técnico-Científica e uma unidade especializada na Delegacia Estadual de Investigações Criminais para apuração de crimes em terminais e pontos de ônibus. 

O programa da SSP consistiu em uma ampliação da Operação Embarque Seguro, coordenada pela PM, instituída em 23 de fevereiro para aumentar a presença de policiais nos terminais. O reforço de segurança aconteceu duas semanas depois de  três pessoas serem assaltadas e esfaqueadas no Terminal Bandeiras e no Terminal Praça A, no dia 5 de fevereiro.

{nomultithumb}

Leia mais:

 


Leia mais sobre: Cidades

Comentários

0 Comentários
Mais Votado
Mais Novo Mais Antigo
Opiniões Inline
Ver Todos os Comentários