O convênio entre o Governo de Goiás e o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA) viabilizou a entrega 113 retroescavadeiras para Prefeituras goianas neste dia 28 de novembro. O evento está agendado para 09h30 na sede da Agência Goiana de Infraestrutura e Transportes (Goinfra), em Goiânia (GO). (VEJA ABAIXO, A LISTA DAS CIDADES QUE RECEBERÃO OS EQUIPAMENTOS). O contrato é resultado de emenda parlamentar da bancada federal goiana.
O evento vai reunir o governador de Goiás, Ronaldo Caiado, o vice-governador Lincoln Tejota, o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, parlamentares, prefeitos de municípios contemplados e demais convidados participarão da solenidade.
A entrega será feita apenas aos municípios que estão com a documentação regular e cujos prefeitos assinaram o Termo de Cessão de Uso. De acordo com o cronograma estabelecido pela Seapa, em fevereiro de 2020 serão entregues novas máquinas, totalizando 212 retroescavadeiras. O maquinário será cedido pelo prazo de 60 meses aos municípios.
Beneficiados
A aquisição de patrulha mecanizada para o Estado de Goiás e a distribuição aos municípios goianos foi possível por causa de emenda parlamentar da bancada federal goiana, em forma de contrato de repasse no valor de R$ 113 milhões. Em etapas anteriores – que começaram em março deste ano -, foram entregues máquinas e equipamentos entre caminhões basculantes, caminhões pipa, tratores agrícolas (mais plana) e motoniveladoras aos municípios contemplados. No total, somando as entregas já feitas e as duas etapas de entregas de retroescavadeiras, serão 545 maquinários às Prefeituras goianas.
Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Antônio Carlos de Souza Lima Neto, essas máquinas são importantes, porque contribuem para que as prefeituras possam realizar diferentes serviços. “Esse maquinário já tem feito a diferença no trabalho realizado pelas Prefeituras goianas e farão ainda mais. São equipamentos que ajudam na manutenção e na preservação de estradas, no desenvolvimento dos municípios e proporcionam melhoria na qualidade de vida para a população”, destaca.
Confira a lista de municípios que serão contemplados nesta primeira etapa (28/11):
Água Fria de Goiás
Água Limpa
Alexânia
Anicuns
Aparecida do Rio Doce
Aporé
Araçu
Aragoiânia
Araguapaz
Arenópolis
Baliza
Barro Alto
Bela Vista de Goiás
Bom Jardim
Bonópolis
Brazabrantes
Britânia
Cachoeira Dourada
Campestre de Goiás
Campinorte
Campos Limpo de Goiás
Caturaí
Cezarina
Chapadão do Céu
Cocalzinho de Goiás
Córrego do Ouro
Corumbaíba
Divinópolis
Doverlândia
Estrela do Norte
Fazenda Nova
Flores de Goiás
Gameleira de Goiás
Goiandira
Goiatuba
Guapó
Guaraíta
Guarinos
Iporá
Itaberaí
Itaguaru
Itajá
Itapuranga
Ivolândia
Jaupaci
Marzagão
Mineiros
Moiporá
Monte Alegre de Goiás
Montes Claros de Goiás
Morrinhos
Mossâmedes
Mozarlândia
Mutunópolis
Niquelândia
Nova Aurora
Novo Brasil
Novo Gama
Ouro Verde de Goiás
Padre Bernardo
Palestina de Goiás
Palmeiras de Goiás
Panamá
Petrolina
Piranhas
Porangatu
Portelândia
Professor Jamil
Rialma
Rianápolis
Santa Helena de Goiás
São Francisco de Goiás
São Luís de Montes Belos
São Miguel do Araguaia
Serranópolis
Simolândia
Taquaral de Goiás
Teresina de Goiás
Três Ranchos
Trombas
Leia mais sobre: Política