22 de novembro de 2024
Cidades

Prefeitura vai inaugurar dois novos Cmeis em Goiânia

Em busca de universalizar o atendimento educacional às crianças com idade entre seis meses a cinco anos e 11 meses, a Prefeitura de Goiânia entrega mais dois Centros Municipais de Educação Infantil (Cmei). As inaugurações serão realizadas pelo prefeito Paulo Garcia, juntamente com a secretária de Educação, Neyde Aparecida, nos dias 29 e 30, às 18 horas, e beneficiarão respectivamente as comunidades dos setores Recanto das Minas Gerais e Real Conquista.

A Secretaria Municipal de Educação (SME) possui planejamento para atender prontamente a demanda reprimida e crescente, que hoje é de aproximadamente 3,5 mil crianças. O projeto é entregar 81 novos centros municipais de educação infantil (Cmei) à população até 2016. “Os prédios serão custeados com recursos do governo federal e do tesouro municipal”, explica a secretária Neyde Aparecida. Deste total foram inauguradas as instituições dos residenciais Hugo de Morais, Jardins do Cerrado VI, Orlando de Morais.

Além da construção de novos prédios, encontram-se em obra para reforma e ampliação os Cmei Andreia Cristina, Alegria de Aprender, Vila Faiçalville e Parque Atheneu. Outro foco de atuação para a abertura de vagas na educação infantil em Goiânia é a ampliação da rede conveniada com a Prefeitura. Em 2013, a região Oeste recebeu 120 vagas com a inauguração do Centro de Educação Infantil (CEI) Juliana Pires e, em 2012, a região Leste recebeu o CEI Maria Genoveva.

Estrutura

O Cmei Recanto das Minas Gerais segue o projeto de Módulos Padrão (2005) da Secretaria Municipal de Obras e Serviços Públicos (Semob), em área construída de 835,20 m². Divididos em quatro módulos – módulo administrativo/serviços, módulos para agrupamentos para crianças maiores e módulo para berçário – a instituição conta ainda com área coberta aberta de 58,75 m² composta por portaria e passarela.

Já o Cmei Real Conquista foi erguido em modelo padrão desenvolvido pelo Fundo Nacional de Desenvolvimento de Educação (FNDE) e tem área edificada de 745,80 m², divididos em blocos: pedagógico, serviço e administrativo. A estrutura conta ainda com área coberta aberta de 253,12 m² composta por pátio e passarela.

Metas

A capital tem como prioridade o cumprimento das metas do Plano Nacional de Educação (PNE) que prevê que, até 2016, as instituições educacionais públicas garantam vaga para 100% das crianças com idade pré-escolar e para 50% das crianças com até três anos de idade até o ano de 2020.

Atualmente, 84,91% das crianças com idade pré-escolar (quatro e cinco anos) são atendidas em instituições públicas municipais. E, na faixa etária entre seis meses e três anos, Goiânia já ultrapassa projeção para 2020. Em 2012, foi registrado um percentual de 55,67% de atendimento a este público, um patamar que, necessariamente, seria exigido somente nos próximos sete anos.

As informações são da prefeitura de Goiânia.


Leia mais sobre: Cidades