16 de novembro de 2024
Goiânia

Prefeitura reabre Atende Fácil a partir desta segunda (18)

Loja Atende Fácil, localizada no Park Lozandes. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)
Loja Atende Fácil, localizada no Park Lozandes. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Goiânia)

A prefeitura de Goiânia reabre, a partir desta segunda-feira (18), as cinco unidades da rede Atende Fácil. Os serviços ficaram fechados por 55 dias, desde o início da epidemia de Covid-19 em Goiás. O atendimento é restrito aos cidadãos com agendamento prévio.

A solicitação de data e horário para atendimento pode ser feita por meio do site da prefeitura. Para novos usuários, é preciso realizar cadastro, para o qual exige-se nome completo, telefone, e-mail, número do Cadastro de Pessoas Físicas (CPF) e criação de senha para futuros acessos. 

Os atendimentos aos sábados e pontos facultativos, no entanto, continuam suspensos por tempo indeterminado. Também houve diminuição no número de atendentes durante o período de almoço, das 12h às 14h, e redução em uma hora das operações em todas as unidades. Como efeito, a rede passa a funcionar em novos horários.

As Atende Fácil Paço Municipal, no Park Lozandes; Estação Ferroviária, no Setor Central; Mangalô, no Setor Morada do Sol e Conselho Regional de Contabilidade (CRC), no Setor Sul; agora funcionam das 7h às 18h. Antes, a prestação de serviço era até as 19h. A exceção é a unidade Cidade Jardim, instalada no bairro e shopping homônimos, cujo funcionamento agora é das 8h às 19h. Antes, nela, o atendimento seguia até 20h. 

Apesar da retomada do atendimento em período integral, a capacidade diária de atendimento continua reduzida. Nessa nova fase, a maior quantidade de vagas, 400, é ofertada na Atende Fácil Cidade Jardim. Em seguida, estão a Paço Municipal, com 350 possibilidades de agendamento; Estação Ferroviária, 200; e o posto de atendimento avançado do CRC, com 60 vagas. Apenas para a Atende Fácil Mangalô não é exigido agendamento prévio.

Ao todo, a Prefeitura de Goiânia disponibilizará todos os dias, de segunda a sexta-feira, 1.010 oportunidades de relacionamento presencial com o município. Antes da emergência em saúde pública se instalar no município, em março, as cinco unidades da rede atendiam, em média, 4,4 cidadãos todos os dias, de segunda a sábado, incluindo pontos facultativos. 

A reabertura das unidades, com regras, não afeta os esforços para reduzir aglomerações. Portanto, além do uso obrigatório de máscara, será necessário respeitar o distanciamento mínimo de dois metros entre os cidadãos. Para isso, está mantida a reestruturação física das Atende Fácil. Os atendentes estão posicionados de forma intercalada para manter a distância de segurança recomendada pela Secretaria Municipal de Saúde (SMS); as cadeiras e os guichês estão mais distantes e os computadores foram dispostos de modo a funcionar como barreira protetiva auxiliar. A equipe também recebeu máscaras, papel toalha e álcool gel, tanto para uso dos cidadãos quanto para os servidores. Ocorreu, ainda, treinamento para higienização adequada da estrutura física. 

Diante da redução na capacidade de atendimento, permanece em vigor a autorização para revezamento dos servidores, que passam a atuar por meio de escala e intercalar dias de home office. Novas determinações, entretanto, podem ocorrer de acordo com a curva epidêmica e com as determinações do Governo de Goiás.


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