05 de dezembro de 2025
Mobilidade • atualizado em 14/07/2025 às 11:45

Prefeitura passa a usar notificação de buracos do Waze para realizar serviço

A novidade informa sobre obras, interdições e acidentes, e o Waze repassa esses dados aos usuários, atualizando as rotas em tempo real
Seinfra otimiza serviços de tapa-buracos com o uso de tecnologia. Foto: Reprodução Waze Cities.
Seinfra otimiza serviços de tapa-buracos com o uso de tecnologia. Foto: Reprodução Waze Cities.

A Prefeitura de Goiânia passou a contar com o apoio da tecnologia para otimizar os serviços de tapa-buracos na cidade. Por meio de uma parceria com o programa Waze for Cities, a Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) tem mapeado, com mais precisão, os pontos com maior incidência de buracos, o que permite realizar os reparos de forma mais ágil e eficiente.

De acordo com o diretor de Execução de Obras Públicas da Seinfra, Vinícius Tadeu Boldrin de Mello, os dados fornecidos pelo aplicativo Waze, aliados às informações recebidas pelo app Prefeitura 24H, são utilizados para montar o cronograma diário das equipes de manutenção. “Com esse sistema conseguimos alcançar melhores resultados. Ganhamos tempo, agilizando a distribuição das equipes que atendem as ocorrências com mais precisão”, destaca.

O Waze for Cities permite a troca de dados entre o aplicativo e os municípios parceiros. A novidade informa sobre obras, interdições e acidentes, e o Waze repassa esses dados aos usuários, atualizando as rotas em tempo real e fornecendo alertas sobre as condições do tráfego.

Segundo a Seinfra, os serviços de tapa-buracos são contínuos e a colaboração da população é essencial. Os cidadãos podem contribuir registrando ocorrências tanto pelo próprio Waze quanto pelo aplicativo Prefeitura 24H, facilitando o direcionamento das equipes e acelerando os atendimentos.

Serviço suspenso

Vale destacar que o serviço realizado por uma empresa terceirizada, que percorria as ruas com câmeras para identificar buracos e problemas na pavimentação, também foi interrompido. A Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) confirmou que todos os contratos firmados na gestão anterior estão suspensos, conforme determina o Decreto Nº 30, de 2 de janeiro de 2025. A medida prevê a reavaliação e renegociação de contratos e licitações em andamento no âmbito da administração pública municipal.

Em nota ao Diário de Goiás, a Seinfra informou ainda que o programa Waze for Cities está sendo utilizado, em caráter experimental, como ferramenta complementar para o mapeamento de demandas de tapa-buracos. O aplicativo, gratuito e alimentado por usuários, permite à pasta monitorar trechos críticos com base em informações compartilhadas em tempo real. Apesar disso, o principal canal oficial para registro dessas demandas continua sendo o aplicativo Prefeitura 24H. Confira nota na íntegra:

NOTA

Todos os contratos firmados na gestão anterior estão suspensos, conforme previsto no Decreto Nº 30, de 2 de janeiro de 2025, que determina a reavaliação e a renegociação dos contratos em vigor e das licitações em curso no âmbito da administração pública do Município de Goiânia.

O Wazer for Cities, aplicativo gratuito do Waze, está sendo utilizado em caráter experimental, como mais um canal para atender as demandas da população em relação ao serviço de tapa-buracos. O principal aplicativo para este fim continua sendo o Prefeitura 24H.

Secretaria Municipal de Infraestrutura Urbana (Seinfra) – Prefeitura de Goiânia


Leia mais sobre: / / / Cidades / Goiânia