05 de dezembro de 2025
Exigências • atualizado em 03/06/2025 às 18:00

Prefeitura notifica operadoras de celular por instabilidade em áreas de grande fluxo de pessoas

As falhas recorrentes em serviços de internet e telefonia comprometem a atividade econômica de feirantes e comerciantes em grandes eventos
Comerciantes e frequentadores da Região da 44, Pecuária e Praça Tamandaré enfrentam problemas frequentes de instabilidade no sinal de telefonia e internet.Foto: Divulgação/Secom
Comerciantes e frequentadores da Região da 44, Pecuária e Praça Tamandaré enfrentam problemas frequentes de instabilidade no sinal de telefonia e internet.Foto: Divulgação/Secom

A Prefeitura de Goiânia, por meio da Secretaria Municipal de Gestão de Negócios e Parcerias (Segenp) e da Procuradoria Geral do Município (PGM), notificou as principais operadoras de telefonia móvel (Claro, Vivo, TIM e Oi) por falhas e instabilidade no sinal de telefonia e internet móvel em pontos da cidade com grande fluxo de pessoas. A administração pública exige que as operadoras tomem providências, visto que os comerciantes e a população em geral necessitam dos serviços.

Segundo a Prefeitura, em áreas de alta concentração de pessoas, em feiras e eventos, a atividade econômica, como o uso de máquinas de cartão e sistemas de transferências eletrônicas e Pix, ficam comprometidas. “A instabilidade dos serviços afeta diretamente a economia e o bem-estar da população. É inadmissível que, em pleno 2025, a cidade ainda enfrente esse tipo de problema em regiões estratégicas”, afirmou o secretário executivo de Gestão de Negócios e Parcerias, José Silva Soares Neto.

Diante dos problemas relatados, especialmente por feirantes e comerciantes da Região da 44, a prefeitura cobra a adoção imediata de medidas técnicas para estabilização do sinal, por parte das operadoras. Foi exigida também a apresentação de planos operacionais de reforço da rede nas áreas afetadas e a indicação de representantes técnicos para diálogo direto com o município.

O documento foi encaminhado às empresas no dia 23 de maio. A Segenp e a PGM colocaram-se à disposição para reuniões institucionais com as operadoras, a fim de acompanhar de perto as medidas que venham a ser implementadas.

Além disso, o Procon Goiânia também foi acionado para participar das tratativas com as operadoras de telecomunicações. O objetivo é construir soluções rápidas para enfrentar os gargalos tecnológicos identificados.

As operadoras têm prazo de até dez dias úteis, contados a partir do recebimento do ofício, para apresentarem respostas formais. A expectativa da Prefeitura de Goiânia é de que os serviços sejam aprimorados antes da realização dos próximos eventos de grande porte previstos no calendário da capital.


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