Está previsto para esta terça-feira (23), o lançamento do Programa Goiânia Mais Segura. A ação está prevista para a Praça da Juventude no Jardim das Aroeiras, região leste da capital.
Na ocasião serão apresentados à população os 22 veículos adquiridos especificamente para a ação: 10 viaturas, 10 motos, um micro ônibus e uma saveiro. O prefeito Paulo Garcia estará presente no evento.
Os veículos serão usados para fazer policiamento comunitário e preventivo visando reduzir o índice de criminalidade em Goiânia. De acordo com o comando da Agência da Guarda Civil Metropolitana, o policiamento comunitário e preventivo visando à redução dos índices de criminalidade em todas as regiões da capital. A expectativa é de que seja um programa itinerante e em parceria com as demais forças da Segurança Pública do Estado.
Estudos feitos pelo Observatório da Violência, do Centro Integrado de Inteligência e Controle da Secretaria de Segurança Pública do Estado, e o Observatório da Violência da GCM, apontam que a região Leste de Goiânia teve aumento substancial em relação às outras regiões no quesito da criminalidade em geral: homicídios, furtos, roubos, etc. A atuação dos guardas civis no “Goiânia + Segura” começará pelo Jardim Novo Mundo, mas passará por todas as regiões da Capital.
Realizado por meio de convênio com o Governo Federal, o programa “Goiânia + Segura” prevê ainda, por meio de processo licitatório, a aquisição de armas de fogo, munições, coletes balísticos, rádio comunicadores, fardamentos e locação de outras viaturas. O investimento estimado é de aproximadamente R$ 10 milhões.
Com informações da Prefeitura de Goiânia
Leia mais sobre: Cidades