05 de dezembro de 2025
Hackaton • atualizado em 07/03/2025 às 17:49

Prefeitura lança desafio em busca de soluções para a gestão dos resíduos sólidos da capital

O objetivo é encontrar propostas viáveis para o aprimoramento da coleta, destinação e reaproveitamento de materiais descartados
Foto: Leonardo Vilarinho
Foto: Leonardo Vilarinho

A Prefeitura de Goiânia lançou, nesta sexta-feira (7), o Hackathon GO! Uai Tech. Trata-se de um desafio que visa a busca de soluções inteligentes para a gestão de resíduos sólidos na capital, com realização de 28 a 30 de março, no HUB Goiás, situado no Setor Leste Universitário, e premiação em dinheiro para o primeiro colocado.

Aberto a estudantes, desenvolvedores, designers, empreendedores, pesquisadores e entusiastas da tecnologia, o projeto é desenvolvido pela Secretaria de Inovação e Transformação Digital, em parceria com o Centro de Empreendedorismo e Incubação da Universidade Federal de Goiás (CEI-UFG), a PUC Goiás e o HUB Goiás.

As inscrições são gratuitas e limitadas a 60 participantes, podendo ser realizadas até o dia 16 de março de 2025, por meio do site https://www.goiania.go.gov.br/hackathon/.

Inovação tecnológica

Durante a solenidade de lançamento, o prefeito Sandro Mabel (UB) frisou a importância da inovação para a gestão municipal. “Goiânia precisa avançar em tecnologia e superar o grande atraso tecnológico causado pela falta de investimentos nos últimos anos. Apesar de contar com uma equipe competente, os processos da prefeitura ainda são burocráticos e precisam ser digitalizados”, afirmou.

O gestor ressaltou que iniciativas como o Hackathon, inspiradas em modelos de sucesso do Senai e da FIEG, são fundamentais para tornar Goiânia uma cidade mais inteligente e eficiente. “Esperamos que, ao longo deste ano, tenhamos uma evolução significativa nessa área”, reforçou.

O secretário municipal de Inovação e Transformação Digital, Fábio Christino, afirmou que o hackathon tem como foco a otimização da coleta de resíduos, a educação ambiental, o incentivo à reciclagem e a melhoria dos processos de destinação de materiais descartados. “A ideia é transformar desafios ambientais em oportunidades, utilizando a tecnologia para criar soluções eficientes e sustentáveis”, destacou.

“Após a fase inicial, as soluções serão submetidas a um processo de pré-incubação e posterior validação para futura implementação. Parcerias com instituições como UFG, PUC Goiás e HUB Goiás são fundamentais para garantir suporte e recursos a esses projetos”, salientou a superintendente de Inovação e Transformação Digital, Christianne Pereira Cardoso Pimenta, com a afirmativa de que os projetos desenvolvidos no evento passarão por um processo de mentorias e serão aprimorados para avaliação de viabilidade em larga escala.

A presidente da Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), Zilma Peixoto, por sua vez, frisa que a gestão adequada dos resíduos sólidos é essencial para minimizar impactos ambientais e otimizar o aproveitamento de materiais recicláveis.

“Não falamos mais em lixo, mas sim em resíduos que podem ser reaproveitados de forma inteligente. Este evento é uma oportunidade para integrar a sociedade, o setor público e a tecnologia em busca de soluções sustentáveis, reduzindo a poluição e promovendo uma melhor qualidade de vida”, enfatizou.


Leia mais sobre: / Cidades / Goiânia