09 de janeiro de 2025
Cidades

Prefeitura inicia trabalho de reocupação do Centro de Goiânia

Grupo pedalando na Avenida Goiás (Foto: Samuel Straioto)
Grupo pedalando na Avenida Goiás (Foto: Samuel Straioto)

O centro de Goiânia é um espaço ativo de segunda a sábado no horário comercial. Porém no período noturno, feriados e domingos, o bairro fica deserto. Para trazer vida a este setor a prefeitura iniciou o projeto “Domingo no Centro”. A Avenida Goiás foi fechada para que bicicletas pudessem circular. Atividades culturais foram promovidas.

A partir deste domingo (9), o trecho entre o anel interno da Praça Cívica e a Avenida Goiás, até a Rua 4, fica fechado para práticas esportivas, culturais, artísticas e gastronômicas, das 7h às 16h.

Para o prefeito de Goiânia, Paulo Garcia (PT), a atividade é uma oportunidade para que o goianiense tenha uma nova alternativa de lazer, e se apropriem dos espaços públicos.

domingo no centro 2

“É hoje comum nas cidades, as grandes avenidas que tem um fluxo muito pequeno, são fechadas para as pessoas possam caminhar, pedalar. Nosso planejamento é implantar gradualmente em todas as regiões da cidade. Começamos por aqui, pois logo vamos entregar a Praça Cívica e nós pretendemos reocupar o centro da cidade, é uma área bonita e simbólica para a cidade”, afirma o prefeito.

Outra medida para reocupação do centro de Goiânia é a viabilização do Corredor Cultural na Avenida Tocantins, do Teatro Goiânia até a Praça Cívica. Questionado pelo Diário de Goiás, o prefeito Paulo Garcia destacou que está em conversas com o governo do Estado para firmamento de convênio, a fim de que a ação seja concretizada.

Bicicletas

Ao fechar a Avenida Goiás, o secretário municipal de Trânsito, Andrey Azeredo, entende que o compartilhamento das ruas para ciclistas e pedestres, mesmo se tratando uma ação de lazaer pode ajudar a promover uma criação de uma cultura para que menos carros circulem pelas vias.

“Que as famílias possam aproveitar este novo espaço de lazer. Já iniciamos em outras áreas e vamos implantar em outras áreas da cidade. Quando você permite a criação da cultura de respeito ao ciclista e o compartilhamento das vias entre todos, estamos possibilitando que um novo modal seja utilizado, e isso está sendo construído”, argumenta.

O vendedor Vinícius Oliveira aprova a ação adotada pela prefeitura de Goiânia. Ele foi com amigos para a Avenida Goiás participar das atividades.

“Vejo com bons olhos, porque é um espaço que não precisamos dividir com os carros, ter um segurança maior e um tempo para dedicar ao esporte. Eu acredito que tendo ciclovias necessárias para chegar ao trabalho, muitas pessoas vão usar”, analisa.

O fechamento da Goiás aos domingos provocou algumas mudanças na região. Os acessos à Avenida pelas Ruas 1 e 2 ficam interditados parcialmente no período da atividade, permitindo passagem somente a moradores. Ruas 3 e 4 mantêm fluxo normal, assim como a Avenida Anhanguera e os outros cruzamentos.


Leia mais sobre: Cidades