22 de dezembro de 2024
Cidades

Prefeitura inaugura novo ambulatório do Ciams Novo Horizonte

 

O novo ambulatório do Ciams Novo Horizonte será inaugurado no Dia Nacional da Saúde, comemorado nesta terça-feira, 05 de agosto. O espaço será entregue pelo prefeito de Goiânia, Paulo Garcia, e pelo secretário municipal de Saúde, Fernando Machado, às 9 horas.

 

Na segunda-feira, 04, às 8h30, haverá uma apresentação especial para a imprensa, com visita às instalações e detalhes sobre o atendimento na unidade-modelo. A reforma do Ciams Novo Horizonte é um projeto piloto para ser estendido a todas as unidades municipais de saúde, tanto em termos de espaço físico quanto no quesito humanização.

A estrutura física do ambulatório é de 3.021 metros quadrados, contemplando 14 consultórios médicos e mais cinco odontológicos, além dos destinados para a equipe multiprofissional e programas especiais de atendimento.

Com fachada moderna, totalmente diferente do que era antes, que estava cheia de infiltrações, o Ciams também recebeu novas instalações elétricas e hidráulicas, pintura geral, novo telhado e platibandas, mobília nova e equipamentos. O piso foi restaurado e as recepções, que agora contam com um ar condicionado, terão televisões para entretenimento e chamado de senhas.

Uma das novidades para os usuários do Ciams Novo Horizonte é um novo projeto de acolhimento, que está sob a responsabilidade do Instituto de Desenvolvimento Tecnológico e Humano (Idtech). Uma equipe de 20 colaboradores, selecionados entre moradores do setor e região, já foi treinada sobre os fluxos de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), além de conhecerem os protocolos de humanização.

A equipe de acolhimento estará presente na recepção central, na emissão de vale-exames (chamados popularmente de chequinhos) e de agentes do tipo “Conte Comigo”, que são destinados para dar informações aos usuários e encaminhá-los para o serviço que procuram.

Consultas

Inicialmente, cerca de 100 profissionais vão atender os pacientes do ambulatório do Ciams. Serão mais de 300 atendimentos diários, sem contar a parte de odontologia. Nas consultas especializadas, a unidade oferece atendimento em dez especialidades diferentes, como, por exemplo, pneumologistas, dermatologistas, alergistas e neurologistas.

A previsão da Secretaria Municipal de Saúde é que aproximadamente 25 médicos sejam lotados no ambulatório do Ciams para atender as especialidades e a rede básica. A diretora técnica do Ciams, Karolina Magalhães, lembra que apenas o ambulatório vai começar a funcionar. “Os casos de urgência e emergência ainda serão atendidos na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Residencial Itaipu, entregue no ano passado, Cais Bairro Goiá e Cais Jardim América.”

A marcação de consultas na unidade continuará sendo agendada pela Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta, pelo 0800 646 1560. A ligação é gratuita e pode ser feita de qualquer telefone fixo ou orelhão, das 7h às 19 horas, todos os dias, inclusive final de semana e feriados.

Especialidades odontológicas

Na nova estrutura, que abrange o programa Brasil Sorridente, do Ministério da Saúde, ganha destaque no Ciams Novo Horizonte. São 12 cirurgiões dentistas, 5 técnicos de saúde bucal e 11 auxiliares que vão orientar crianças, adolescentes, adultos e idosos quanto à prevenção de doenças bucais e também oferecerão tratamento dentário.

Um Centro de Especialidade Odontológica vai atender os pacientes nas áreas de endodontia (canal), periodontia, cirurgia bucomaxilofacial, patologia bucal, odontopediatria, além de oferecer atendimento odontológico para pacientes com necessidades especiais.

Investimento

O investimento no Ciams Novo Horizonte foi de R$ 844 mil, sendo que foi custeado com as sobras do contrato com o Idtech para o gerenciamento da Central de Atendimento ao Cidadão – Teleconsulta.

‘Estamos com mais duas unidades em reforma e recebemos respaldo do Ministério Público para tentar acelerar as obras em mais 40 unidades’, informa o secretário Fernando Machado. Atualmente, estão em reforma o Ciams Urias Magalhães e o Centro de Saúde da Vila Redenção. Segundo Machado, a próxima unidade a entrar em obras será o Cais do Jardim América.

Da Assessoria de Imprensa.

 

 


Leia mais sobre: Cidades