Será inaugurada na tarde desta sexta-feira (13), às 16h, a nova Unidade Ambiental de Saúde e Bem-Estar Animal, no local do antigo Centro de Zoonoses, no Setor Balneário Meia Ponte.
Conforme a Agência Municipal de Meio Ambiente (Amma), inicialmente serão atendidos 30 animais por dia, com consultas, suturas, aplicação de medicamentos e outros procedimentos. Se houver casos de doenças infecciosas de notificação obrigatória, com riscos para a saúde humana, o animal será encaminhado ao Centro de Controle de Zoonoses. Todos os procedimentos são feitos em parceria com a Universidade Federal de Goiás (UFG).
Para o prefeito Iris Rezende, o cuidado médico com os pets é fundamental, uma vez que “passaram a fazer parte de muitas famílias. O presidente da Amma, Gilberto Marques Neto, diz que a unidade “oferecerá tratamento gratuito aos animais domésticos das pessoas de baixa renda comprovadas pelo CAD único, ou seja, sem recurso para custear o tratamento do seu animal”.
Marques Neto diz que o órgão, além de oferecer atendimento médico veterinário aos animais na unidade, vai também trabalhar com a posse responsável.
“Quando se realiza a posse responsável, além de possibilitar o controle populacional dos animais, evitamos Zoonoses, como a ‘raiva’ e a ‘leishmaniose’, que podem ser transmitidas às pessoas pelos animais”. Diante disso, serão desenvolvidas pela Amma ações educativas visando à sensibilização das pessoas sobre a importância da prática da tutela responsável, campanhas e feiras de adoção e a fiscalização para combater maus-tratos e o abandono de animais.
Leia mais sobre: Destaque 2 / Goiânia