A Prefeitura de Goiânia inaugurou nesta quinta-feira (25/07), a nova sede do Centro de Saúde da Família Novo Planalto (CSF). A unidade que antes funcionavam em casa alugada, agora tem sede própria e vai contar com três consultórios odontológicos e deve atender uma média de 17 mil pessoas. Além disso, fará parte de um projeto do Ministério da Saúde, onde funcionará em horário estendido.
O prefeito Iris Rezende disse que a unidade vai proporcionar mais suporte para os moradores da região. “Nossa preocupação não foi apenas recuperar as finanças da prefeitura, foi participar da construção de uma infraestrutura que dê a população condições dignas de vida. Está unidade que se inaugura hoje, será uma referência na periferia de Goiânia, para atender todas as pessoas que necessitarem de uma assistência médica”, afirma.
A secretária municipal de Saúde, Fátima Mrué esteve presente na inauguração e explicou como a unidade deve funcionar. “Aqui é uma unidade padrão de saúde da família, onde nós temos o atendimento de todas as faixas etárias. Temos quatro equipes de saúde da família, as quatro compostas por médicos e agentes comunitários de saúde. Além disso, acrescentamos ao que tinha três unidades de saúde bucal, ou seja, tem três consultórios odontológicos atendendo todos os dias de segunda a sexta”, detalha.
De acordo com a secretária, a unidade fará parte de um programa do Ministério da Saúde. “Essa é uma das unidades que irá receber o programa do Ministério da Saúde de horário estendido e estará aberta até as 19 horas. É sem dúvida um ganho muito grande para a população”, destaca.
A previsão de atendimento para a unidade é de 17 mil pessoas da região. “Com os 25 agentes de saúde compostos aqui e aproximadamente 14 mil pessoas atendidas por médicos aqui e acompanhando essas famílias e os agentes vão continuar com o trabalho de visitas, diariamente eles visitam as casas e acompanham as famílias”, diz Mrué.
Segundo Iris, mais seis unidades como está devem ser entregues na capital. “Todas as modalidades da medicina estão instalados e vão socorrer a população. Todas as obras que estavam paralisadas estamos concluindo e as que iniciamos vamos concluir e consequentemente dar dignidade a população. Temos mais cinco ou seis como essa que vamos inaugurar em várias regiões da cidade”, garante o prefeito.
Leia mais sobre: Goiânia / Iris Rezende / Prefeitura de Goiânia / Saúde / Goiânia