Por determinação do prefeito Sandro Mabel, a Prefeitura de Goiânia realizou uma auditoria na folha de pagamento do Instituto de Previdência dos Servidores Municipais (GoiâniaPrev) e identificou indícios de fraudes iniciadas em 2023, com prejuízo superior a R$ 3 milhões aos cofres públicos.
A investigação revelou que funcionários de uma empresa prestadora de serviços estariam envolvidos no esquema. A fraude consistia na reativação de cadastros de aposentados falecidos ou pensionistas com registros desativados. Os dados bancários dessas pessoas eram então alterados para contas de terceiros, facilitando o desvio dos recursos.
Segundo o prefeito, até o momento foram identificados 55 casos com irregularidades. “Graças ao nosso sistema de controle, conseguimos impedir que o prejuízo fosse ainda maior. Identificamos o problema e agimos de imediato”, afirmou Mabel.
Quatro funcionários da empresa prestadora de serviços foram afastados e estão sendo investigados. O caso foi comunicado à Polícia Civil, que já deu início às investigações. “As contas utilizadas nas fraudes já foram identificadas, muitas delas em outros estados. Estamos colaborando com as autoridades para o completo esclarecimento do caso”, declarou o prefeito.
A Controladoria-Geral do Município informou que continua realizando auditorias em todos os contratos e folhas de pagamento da administração municipal. Até o momento, não há indícios de envolvimento de servidores efetivos do município.
“Seguiremos firmes no nosso propósito de proteger o dinheiro público e garantir que ele seja aplicado de forma correta e transparente. Qualquer irregularidade será tratada com o máximo rigor”, concluiu Mabel.
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