Quem aí já não teve algum problema com endereço de casa. Por exemplo, uma correspondência que não chegou, uma fatura em atraso, um cartão que foi parar na casa do vizinho, uma encomenda que foi parar no endereço errado, ou então na hora de procurar o endereço de um amigo, você acha a rua certa, mas não encontra o número da casa dele. Os problemas são comuns em Goiânia. Para reduzi-los, a prefeitura estuda uma nova identificação para os endereços.
A proposta é que seja instalada em cada residência e prédio da capital, uma placa padrão. Mesmo tamanho e medidas, com um brasão da Prefeitura de Goiânia. Além disso, aqueles locais que estiverem com o número errado ou não possuem a identificação correta, passarão a ter. A ideia é facilitar a identificação dos endereços da cidade, colaborando com o trabalho dos Correios e ajudando a população.
Parceria com Correios
A expectativa é de que um edital seja lançado ainda neste semestre e até ao final da gestão do prefeito da capital, Paulo Garcia (PT), algumas áreas já estejam contempladas com um novo formato de identificação das numerações dos endereços de casas e prédios da cidade. De acordo com o secretário Municipal de Planejamento Urbano e Habitação, Paulo César Pereira, uma parceria está sendo estruturada com os Correios.
“Este é um trabalho que a prefeitura vem trabalhando há algum tempo. Já tivemos uma conversa com a direção dos Correios em Goiás, que é um parceiro que têm bons indicadores do que a identificação pode e deve oferecer como melhor orientação para todos”, explica.
Segundo o secretário, um edital está sendo elaborado. A expectativa é que tivesse ficado pronto ainda no início do ano, mas devido a complexidade e problemas no custo de implantação não foi possível. A tendência é que ainda neste segundo semestre o edital seja publicado.
Propaganda na placa
De acordo com Paulo César Pereira, a Prefeitura de Goiânia estuda realizar a parceria com uma empresa privada para que possa custear a instalação das placas e em troca seja autorizada a realização de propaganda nestas placas.
“Estamos trabalhando para que não tenha custos para a prefeitura, de que a gente estabeleça uma parceria para que o responsável pela execução deste contrato possa explorar a propaganda nestes logradouros de tal forma que o faturamento que a empresa terá na propaganda seja suficiente para compensar o gasto que terá com as identificações. Claro que a Secretaria de Planejamento vai cuidar para que o visual não comprometa a beleza da cidade e se estabeleça uma poluição”, relata Pereira.
Curiosidades
Paulo César Pereira explicou ao Diário de Goiás que há casos em que a pessoa muda de endereço e leva para a nova residência a numeração da casa antiga.
“Há casos de moradores por falta de orientação, acharem que o número tem portabilidade, acham que o número traz sorte, ao se mudar, leva o número e instala na outra casa. Ele acha que o número é dele e que não tem uma coerência em relação a sequencia de números de rua. Estudamos um padrão para que ofereça credibilidade e seja fácil de identificar”, afirma.
Leia mais sobre: Cidades