O governo federal repassou a prefeitura de Goiânia 145 milhões e 323 mil reais aproximadamente.
Os recursos oriundos do PAC Mobilidade são para serem utilizados na construção dos corredores preferenciais de transporte coletivo: T-7, T-9, 85, Independência, 24 de outubro e conclusão na T-63.
Com a assinatura do convênio com a CEF, a administração pública está apta a abrir os processos de licitação para a contratação das obras.
A primeira licitação já foi aberta e é para a execução do projeto na Avenida T-7, a segunda principal via da cidade em atendimento ao transporte coletivo após a avenida Anhanguera.
Segundo a Companhia Metropolitana de Transportes Coletivos, pelo local circulam oito linhas de ônibus que atendem 103.391 pessoas diariamente.
A expectativa é que as obras na T-7 sejam iniciadas num período entre dois e três meses.
Presente na solenidade de repasse, o ministro-chefe da Secretaria-Geral da Presidência da República, Gilberto Carvalho, argumentou que o país passou por um período de desenvolvimento econômico e agora é preciso transferir este crescimento para a qualidade de vida das pessoas que moram nas cidades.
“Hoje estamos repassando recursos para o BRT, representa um novo modelo de desenvolvimento para as cidades brasileiras”, afirma o Ministro.
O prefeito Paulo Garcia classificou que as obras destes corredores são fundamentais para o desenvolvimento da cidade de Goiânia.
Durante a execução de outros corredores como o da Universitária e na avenida T-63, ocorreram reclamações por parte de moradores e principalmente de comerciantes. Paulo Garcia acredita que sempre há uma resistência inicial, mas que depois é superada.
“Não há unanimidade, mas depois que os projetos são executados e passam a funcionar há aprovação. Existem pesquisas que mostram isso. Melhora o fluxo, melhora a segurança, o ônibus anda mais rápido, é um processo que acontece no mundo todo”, analisa o prefeito Paulo Garcia.
O corredor preferencial da Avenida T-7 terá 10,4 km de extensão, os quais receberão novo recapeamento, ciclovia, abrigos com assentos, acessibilidade, sinalizações, iluminação.
Com as seis obras dos corredores, a Capital terá 46,5 km destinados à circulação dos ônibus, que vão promover a integração de 66 linhas, beneficiando 601.164 usuários do transporte coletivo por dia.
A previsão da Prefeitura de Goiânia é que os demais editais de licitação sejam lançados ainda neste segundo semestre, contemplando as outras cinco obras dos corredores.
Valores:
A divisão dos recursos na ordem de 145 milhões e 300 mil reais repassados pelo governo federal a prefeitura ficou da seguinte forma em valores aproximados:
T-7: R$ 32 milhões 427 mil reais.
T-9: R$ 40 milhões 834 mil reais.
T-63: R$ 17 milhões e 715 mil reais.
85: R$ 22 milhões e 520 mil reais.
24 de outubro: R$ 10 milhões e 810 mil reais.
Independência: 21 milhões e 18 mil reais.
Outros beneficiados:
Durante a solenidade, ainda foram repassados recursos para as cidades de Santo Antônio do Descoberto, Catalão e Aguas Lindas de Goiás, na área de saneamento.
Leia mais sobre: Cidades