Foram entregues pela prefeitura15 ônibus.Dois deles serão utilizados para o transporte dos alunos com necessidades educacionais específicas, atendidos nos Centros Municipais de Apoio à Inclusão (Cmai) da Capital.
“As vezes a gente tem educando que não vai pra escola porque tem dificuldade de locomoção. Vamos priorizar as rotas que tem um cadeirante. Geralmente as escolas já nos passam as informações. Dois ônibus atenderão os centros de inclusão. Pela manhã as crianças vão para as escolas regulares e a tarde para os centros, onde recebem acompanhamento, por exemplo com fonoaudiólogo”. Destaca a secretária Neyde Aparecida.
Um dos ônibus será destinado ao transporte das crianças que moram na zona rural e têm dificuldades com a distância das escolas. Os outros farão o transporte dos estudantes, desde que não haja vaga nas escolas existentes na região onde residem.
Simone Aquino é moradora do Setor Pedro Ludovico. O filho dela, Marcelo Augusto de 11 anos de idade. O garoto é portador de necessidades especiais. Simone atualmente gasta de 30 a 40 minutos a pé, já que é mais difícil levar o menino utilizando o transporte coletivo.A mãepassará a ser atendida pelo serviço de transporte escolar da prefeitura.
“Eu estou tentando transporte há muito tempo. Eu levo ele a pé. Gasto de 30 a 40 minutos todos os dias.Os motoristas de ônibus não respeitam a gente. só param quando quer. Acho que agora vai dar certo para conseguir transporte”, ressalta a mãe.
Simone e Marcelo moram no Setor Pedro Ludovico e o adolescente estuda na Escola Municipal Manuel José de Oliveira.
Atualmente, cerca de 2,4 mil alunos são transportados em 16 rotas organizadas pela Secretaria Municipal de Educação para atender os seguintes bairros: Residencial Jardins do Cerrado, Buena Vista, Santa Fé, Madre Germana e zona rural.
Cada veículo custou R$ 150 mil e a nova frota substituirá a atual locada pela prefeitura. Todos os veículos possuem ar condicionado, sensor de estacionamento, câmera de marcha à ré, acessibilidade – com até quatro boxes para o transporte de cadeiras de rodas -, e capacidade para o transporte de até 24 pessoas.
Entrega de escolas
O prefeito de Goiânia, Paulo Garcia informou que na próxima quinzena de dezembro se pretende fazer a entrega de 10 novas escolas.
“Destas escolas oito serão CMEIS e duas escolas do ensino fundamental. Nunca houve uma entrega de 15 escolas num só semestre. É uma demonstração clara que estamos investindo na educação, no futuro de meninos e meninas desta cidade”, relata o prefeito.
Leia mais sobre: Cidades