Na tarde desta quarta-feira (31), a Prefeitura de Goiânia, por meio da Defesa Civil, emitiu um alerta sonoro de emergência para risco severo de fortes chuvas na capital. O sistema de alertas de emergência em situação de risco por celular envia mensagens em tempo real à população dentro da área de risco delimitada pela Defesa Civil Municipal utilizando a tecnologia de transmissão por Cell Broadcast (CBS).
O alarme é emitido sempre que há risco de chuvas intensas, como orientação para que a população busque abrigo seguro e evite deslocamentos, principalmente nas áreas de alagamento. Conforme a Prefeitura de Goiânia, as equipes do Gabinete de Crise Climática já estão nas ruas realizando monitoramento preventivo.
Previsão meteorológica para o 1º dia do ano
A combinação de calor e umidade com o avanço gradual de uma frente fria pela região Sudeste do Brasil favorece tempestades e ocorrência de pancadas de chuvas irregulares em Goiás. Nesta quarta-feira (31), último dia do ano de 2025, Goiânia está incluída no alerta de risco potencial para a ocorrência de tempestades. Isso significa que podem ocorrer tempestades localizadas com chuvas mais intensas (entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia), acompanhadas de rajadas de vento superiores a 50 km/h, descargas elétricas e eventual queda de granizo.
Para o 1º dia de 2026, a previsão meteorológica do Centro de Informações Meteorológicas e Hidrológicas de Goiás (Cimehgo) para Goiânia indica um dia de sol com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. A temperatura mínima prevista na capital é de 19ºC e a máxima pode chegar aos 32ºC.
Devido às chuvas recentes, o Rio Meia Ponte, na região de Goiânia, apresentou uma alta em seus níveis, atingindo a zona de normalidade e aproximando-se da mediana histórica para o período.
A atmosfera em Goiânia favorece a ocorrência de tempestades. O calor acumulado durante o dia, ao encontrar a umidade e a instabilidade da frente fria, pode “transbordar” na forma de chuvas rápidas e intensas, com grande potencial para alagamentos em áreas de risco na cidade.
O boletim meterológico do Cimehgo destaca ainda um alerta de tempestades iminentes em 189 cidades de Goiás devido ao encontro de calor, umidade e uma frente fria, com previsões de chuva e granizo.
Leia mais sobre: Alerta de risco / chuvas em goiás / Defesa Civil de Goiânia / Risco de alagamentos / Cidades / Geral

