20 de novembro de 2024
Cidades

Prefeitura e Codese debatem parcerias durante seminário

Prefeito Iris participou de seminário com o Codese na UFG (Foto: Jackson Rodrigues)
Prefeito Iris participou de seminário com o Codese na UFG (Foto: Jackson Rodrigues)

A estruturação de projetos foi discutida durante workshop com integrantes da Prefeitura de Goiânia e do Conselho de Desenvolvimento Econômico, Sustentável e Estratégico (Codese). Durante a atividade técnica realizada nesta quarta-feira (17), na Universidade Federal de Goiás, (UFG), propostas foram debatidas no sentido de estruturar ações que possam a ser desenvolvidas pelas partes.

A intenção do workshop é discutir a implementação de ações conjuntas, de interesse mútuo, que assegurem a realização de estudos, pesquisas, projetos, programas, planos e ações focadas no aprimoramento da gestão pública e melhoria da qualidade de vida. De acordo com o presidente do Codese, Renato Correia, explicou que a atividade técnica realizada faz parte do Termo de Convênio de Cooperação Técnica firmado em março de 2017 entre a Prefeitura de Goiânia e o Codese.

Ao Diário de Goiás, o prefeito da capital, Iris Rezende (PMDB), avaliou que é importante a participação da sociedade civil organizada em processos que ajudem a melhorar a qualidade de vida para a população da cidade. O gestor destacou que está aberto para receber propostas que possam resultar em ações.

“Nós estamos começando a administração. Já discutimos com o Codese algumas propostas que estão em estudo pela nossa equipe, algumas que já estão prestes a serem abraçadas, como estou aberto a participação de todas as pessoas, lideranças que queiram apresentar suas sugestões e queiram participar”, destacou o prefeito de Goiânia.

Já o presidente do Codese, Renato Correia disse que uma das prioridades é a informatização da prefeitura. Ele acredita que ao se informatizar processos, a administração e o contribuinte poderão ganhar, pois pode aumentar a competitividade. Ele destacou que ainda estão sendo estudadas questões em áreas como: Educação Infantil, Drenagem, Resíduos Sólidos e Mobilidade.

Renato Correia disse que um resultado já colhido na parceria entre o poder público e o Codese, foi o Alvará Fácil, anunciado recentemente pela Prefeitura. “Foi o Codese que entregou o modelo da lei para a gestão anterior. O secretário Juruna na gestão do Paulo Garcia elaborou projeto que foi enviado à Câmara e aprovado pelos vereadores. Foi importante do Codese buscar e do prefeito Iris dar continuidade”, explicou.

Ele disse que outro benefício da parceria é um planejamento a longo prazo que visa melhorar o Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) em Goiânia.

O secretário de Habitação, Planejamento e Urbanismo da prefeitura, Agenor Mariano, explicou que estão sendo estudadas questões que envolvem: Ocupação do Solo, Uso do Solo, Alvará da Demolição, Alvará Sanitário, Licença Ambiental, entre outros. “São questões que travam o empreendimento das pessoas, que procrastinam as execuções e tendo uma máquina pública funcionando com mais agilidade, traz mais comodidade e investimentos”, disse.


Leia mais sobre: Cidades